O Metro do Porto vai reforçar a operação durante a Queima das Fitas, que decorre entre 2 e 10 de maio, com alargamento de horários e aumento de frequências em toda a rede.
A medida pretende responder ao elevado número de passageiros esperado durante a semana académica, garantindo uma alternativa de transporte rápida e segura para estudantes e visitantes.
Nas noites da Serenata, a 2 de maio, e do Cortejo, a 5 de maio, as linhas Azul (A) e Amarela (D) vão funcionar de forma contínua, durante mais de 24 horas, assegurando ligações diretas, com a Linha Amarela a operar até Santo Ovídio.
Horários alargados e reforços nas principais linhas
No dia do Cortejo, está ainda previsto um reforço da operação em todas as linhas durante a tarde. Já na manhã de 3 de maio, devido à Missa da Bênção das Pastas, haverá também um aumento de frequências, com exceção da Linha Violeta (E), que mantém o funcionamento habitual.
Nos restantes dias da semana, as linhas Azul e Amarela serão reforçadas a partir das 20h00, facilitando as deslocações para os concertos no Queimódromo.
Está ainda prevista a antecipação do início da operação, com a Linha Azul a arrancar às 04h00 até à Trindade e a Linha Amarela às 04h30, entre Trindade e Santo Ovídio.
No ano passado, o Metro do Porto registou mais 181 mil validações durante a semana da Queima, tendo o dia do Cortejo atingido um recorde anual de procura, com cerca de 400 mil passageiros.
A empresa recomenda a compra ou carregamento antecipado dos títulos Andante, de forma a evitar constrangimentos durante os dias de maior afluência.