A partir desta segunda-feira, 4 de maio, haverá um reforço da oferta em toda a rede da Metro do Porto, de forma a garantir o distanciamento social. Segurança, saúde e confiança são as prioridades da empresa no regresso à “nova normalidade”.
O “novo normal” do Metro do Porto será caracterizado pelo reforço das medidas de limpeza e desinfecção dos veículos, bem como das estações e zonas de acesso; reforço da oferta em toda a rede, promovendo o distanciamento social; ocupação dos veículos até ao limite de dois terços da lotação máxima; e promoção das medidas individuais de higiene e etiqueta respiratória, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção individual por parte dos clientes.
Sendo o Metro do Porto o meio de transporte mais utilizado na Área Metropolitana do Porto, tal obriga a adoção de medidas sanitárias adequadas, pelo que os novos padrões de mobilidade da empresa serão enquadrados nas determinações da Direção-Geral de Saúde e das demais autoridades e em respeito ao quadro de pandemia em que vivemos.
“Promover a segurança dos clientes, protegendo a sua saúde e gerando confiança”. Estas são a prioridade e a preocupação principais da empresa.
Em comunicado, a Metro do Porto indica que haverá um “forte reforço” das operações de limpeza e desinfeção dos espaços de uso público – veículos, estações e acessos – com “produtos licenciados para a eliminação de vírus e bactérias (como sucede desde o mês de março), e presença no terreno de um efectivo alargado de piquetes de limpeza em prontidão”.
A lotação das composições será limitada a dois terços da sua capacidade, “promovendo em consequência o distanciamento social e a preservação da distância de segurança entre clientes”. No total, segundo indica a nota, estão mobilizados 81 veículos e quase 250 condutores/maquinistas, reguladores e técnicos de manutenção.
No interior dos veículos e nas estações é obrigatório o uso de máscara. “A posse e a correta utilização da máscara é uma responsabilidade individual de cada cidadão, para sua proteção e para proteção dos outros”, recorda a empresa.
De forma facilitar o acesso à sua aquisição por parte dos clientes, a generalidade das máquinas de vending disponíveis na rede do Metro do Porto dispõem de máscaras para venda. Em alguns destes pontos será igualmente possível adquirir luvas descartáveis e embalagens de álcool gel.
Nas estações de maior procura da rede do Metro, estarão instalados dispensadores de álcool gel para higienização das mãos, que serão regularmente reabastecidos.
De recordar que, a partir desta segunda-feira, os validadores existentes em toda a rede voltam a estar ligados, sendo imprescindível e obrigatória a validação da assinatura mensal ou do título de viagem Andante correspondente à deslocação de cada cliente.
Recomendações da Metro do Porto:
- Utilize sempre a máscara de protecção individual nos acessos às estações. A máscara é obrigatória no interior das estações e dos veículos.
- Evite viajar nas horas de ponta. Se lhe for possível, utilize o Metro preferencialmente depois das 10H e antes das 17H.
- Nas estações, utilize toda a área disponível dos cais de embarque – evite as aglomerações e a proximidade a outras pessoas.
- Antes de entrar no Metro, deixe passar quem quer sair – resguarde o espaço necessário para tal.
- No interior do Metro, mantenha uma distância de segurança face aos outros clientes.
- Utilize toda a área disponível no interior das composições – evite ajuntamentos, sobretudo junto às portas.
- Se o veículo no qual pretende entrar estiver demasiado cheio, espere pelo seguinte – pense primeiro na sua saúde.
- Escute e obedeça às recomendações dos Agentes de Estação, dos Agentes de Segurança e de Fiscalização e das Autoridades.
- Tenha e promova comportamentos socialmente responsáveis.
- Os elevadores das estações devem ser utilizados apenas por UMA PESSOA de cada vez.
- Nas escadas rolantes ocupe toda a largura. Não ultrapasse as outras pessoas nas escadas.
Horários e frequências programadas a partir de 04 de maio.