Os mais de 700 metros quadrados de tapumes que vedam as obras de construção da Estação S. Bento/Liberdade da nova Linha Rosa do Metro do Porto estão, desde a passada quinta-feira, decorados a preceito com fotografias da cidade.
O projeto, intitulado “O Metro dá-te Liberdade”, é composto por um conjunto de 12 imagens a cores, captadas por Alfredo Cunha, um dos mais conceituados e premiados fotógrafos portugueses.
Em comunicado, a empresa adianta que a opção pela cor marca, efetivamente, “uma novidade e uma nova perspetiva”, tendo em conta que, recorda, habitualmente o autor privilegia o preto e branco.
Tratam-se de imagens “em grande formato”, que, posteriormente, integrarão o livro “Porto Cidade das Pontes” (Tinta da China, 2022), com textos de David Pontes e imagens de Alfredo Cunha, que retratam “um Porto vivo, vibrante e inesquecível”, lê-se ainda.
Com esta iniciativa, a Metro do Porto procura “transformar a limitação” imposta pelas obras de construção da nova Linha Rosa numa “oportunidade para a divulgação cultural e turística” de “algumas das mais impressionantes fotografias do Porto”.
Recorde-se que Alfredo Cunha é um dos mais conceituados e premiados fotógrafos portugueses. Do seu vasto portfólio destacam-se, por exemplo, algumas das “mais marcantes imagens do dia 25 de abril de 1974”.