PUB
CMPorto

Metro do Porto lança concurso para Linha Rubi

Metro do Porto lança concurso para Linha Rubi

A Metro do Porto lançou oficialmente, esta quarta-feira, o concurso público para a construção da Linha Rubi. A cerimónia decorreu na Alfândega do Porto e contou com a presença do ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, os presidentes das Câmaras do Porto e Gaia, e o presidente da empresa de transportes, Tiago Braga.

A Linha Rubi promete “retirar de circulação 5,2 milhões de veículos por ano” e angariar “mais de 12 milhões de utilizadores anuais” para a Metro, muitos dos quais estudantes que passarão “a ter um acesso mais facilitado ao Pólo Universitário do Campo Alegre e às faculdades de Arquitetura, de Ciências e de Letras”.

Recorde-se que esta nova linha vai integrar oito novas estações: Casa da Música, Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda, Devesas, Soares dos Reis e Santo Ovídio. As estações Arrábida, Candal e Rotunda (esta com um parque de estacionamento) serão de superfície e as restantes cinco subterrâneas.

De acordo com a Metro do Porto, na estação das Devesas existirá um interface com a Linha do Norte da CP e em Santo Ovídio haverá outro com os comboios de Alta de Velocidade (futura linha Lisboa/Porto/Vigo).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em causa está também a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro, “uma das primeiras
infraestruturas construídas em Portugal que não se destina a uma finalidade rodoviária”, visto
que “servirá apenas o Metro, a circulação pedonal e a utilização por bicicletas”.

As obras, avaliadas em cerca de 435 milhões de euros, (incluindo projeto, expropriações, equipamento e assistência técnica) deverão iniciar-se ainda no ano de 2023 e terminam em 2026.

O prazo para que sejam apresentadas propostas para a construção termina a 17 de julho, de acordo com o presidente da Metro do Porto. “A nossa intenção é começarmos as obras durante o quarto trimestre do presente ano. Estimamos que no início de novembro tenhamos condições para iniciar as obras”, adiantou Tiago Braga, citado pela autarquia do Porto.

Artigos relacionados
Metro do Porto revela detalhes da Linha Rubi

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem