
A extensão da linha amarela da Metro do Porto será inaugurada esta sexta-feira, às 10h, com uma cerimónia que contará com a presença do Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, e da Ministra do Ambiente, Graça Carvalho. Esta informação foi revelada ao Porto Canal por uma fonte da empresa.
Nos últimos meses, a Metro do Porto realizou ensaios e formação de maquinistas, além de testes abrangendo todas as especialidades envolvidas na obra.
A extensão da Linha Amarela, que se estende por mais de três quilómetros até Vila d’Este, incluiu a construção de um viaduto de 420 metros entre Santo Ovídio e a estação subterrânea Manuel Leão, um túnel de um quilómetro até à estação Hospital Santos Silva, e um Parque de Material e Oficinas (PMO).
Novas Ligações em Santo Ovídio
A estação de Santo Ovídio, na Linha Amarela, terá uma ligação pedonal à futura estação da Linha Rubi (Santo Ovídio – Casa da Música) e à futura estação ferroviária de Alta Velocidade, também em Santo Ovídio. A rotunda de Santo Ovídio será transformada numa praça.
O presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, afirmou em dezembro que a frequência dos veículos irá aumentar com a nova extensão da linha. Haverá até 16 veículos por hora e por sentido até Santo Ovídio, com uma frequência de 3 minutos e 45 segundos. A partir de Santo Ovídio até Vila d’Este, a frequência será de oito veículos por hora, com intervalos de 7 minutos e 30 segundos.
Com a inauguração da extensão da Linha Amarela, a Metro do Porto continua a expandir e melhorar os seus serviços, prometendo maior frequência e melhor conectividade para os utentes do grande Porto.
Fotografia: Metro do Porto