“O balanço da primeira semana de operação do Metro do Porto após 4 de maio, com a retoma de algumas atividades económicas, pode considerar-se muito positivo”, lê-se no comunicado divulgado pela empresa, que reforça que “as medidas de higiene e segurança adotadas, associadas ao civismo e ao comportamento responsável demonstrado pelos clientes, resultaram no cumprimento rigoroso das regras sanitárias em vigor, quer quanto ao limite de lotação quer quanto ao distanciamento social”.
No mesmo documento, a Metro do Porto enumerou algumas conclusões retiradas ao fim da primeira semana de desconfinamento, onde se destaca a utilização da máscara pela generalidade dos clientes e a validação dos títulos de transporte.
“Os poucos que não cumprem com essa regra, após serem informados pelas nossas equipas, adquirem equipamentos nas máquinas de vending instaladas nas estações”, refere a empresa, salientando que foram vendidas mais de 3.300 máscaras.
Ainda de acordo com a operadora, as validações de títulos mostram um comportamento muito próximo do registado em meados do mês de março, mas o número médio de validações diárias está abaixo das 50 mil. “Trata-se de menos de 20% do registo médio de validações em dia útil de janeiro e fevereiro (que foi próximo das 260 mil)”.
“As taxas de ocupação são bastante baixas e a distância normal entre passageiros situa-se acima de 1,5 metros em todas as linhas”, adianta ainda, referindo que a ocupação média em hora de ponta e nos troços mais sobrecarregados foi de 43 passageiros por veículos, “bem abaixo do limite máximo de dois terços”, que é de 140 passageiros por veículo.
Nessa semana, conclui a Metro do Porto, a lotação máxima verificada foi de 50 passageiros por veículo.