Devido à interrupção de todas as atividades letivas durante 15 dias, a operação do metro do Porto vai sofrer “alguns acertos pontuais” na oferta do serviço mantendo, no entanto, “inalteradas” as frequências em hora de ponta. A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) não prevê alterações.
Fonte oficial da Metro do Porto indicou à Lusa que a “adequação da oferta à procura resultará dos indicadores de que dispomos através da monitorização do sistema em tempo real”.
Na passada sexta-feira, revela, seriam cerca de 60 mil os utilizadores do metro do Porto, quando o número era de 100 mil no início da semana e superior a 150, em média, ao longo da semana anterior.
“A prioridade do Metro do Porto passa por continuar a assegurar as melhores condições de segurança, higiene e conforto aos seus clientes, garantido o distanciamento social e o cumprimento do limite de dois terços na lotação”, frisou a fonte da empresa.
Segundo o Notícias ao Minuto, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) não planeia novas alterações à operação devido ao encerramento das escolas, uma vez que já tinha efetuado ajustes na rede no início da semana, dia 18 de janeiro, “perante a expectável redução dos níveis de procura relacionados com a implementação do segundo período de confinamento geral”.
De recordar que estes ajustes traduzem-se numa redução de cerca de 12% na oferta aos dias úteis.
A STCP disse estar a fazer uma monitorização constante da operação para identificar situações que possam ser alvo de ajustes e atuará em conformidade.