Na cidade do Porto, os últimos tempos têm sido de obras, em particular por causa das novas linhas da Metro do Porto. Na sua plataforma oficial no X, antigo Twitter, a empresa de transportes portuense deu a conhecer um novo ponto de situação da obra.
Como é possível ver nas imagens acima, a Metro do Porto mostrou imagens da estação do Jardim do Carregal, que já começa a ganhar forma. De acordo com a empresa, a “obra de construção da estação Hospital Santo António avança já com os túneis de ligação à Liberdade e à Galiza escavados”.
Alguns condicionamentos recentes por causa das obras do Metro
Para além das imagens mostradas em cima, a Metro do Porto também tem publicado, na sua página oficial, novidades acerca dos condicionamentos na cidade. No que toca à Linha Rosa, há menos de um mês, começaram os trabalhos na Rua Júlio Dinis.
Na prática, até ao fim de 2024, os automóveis vão deixar de poder circular pela Rua Júlio Dinis, tendo de se fazer o trânsito, obrigatoriamente, pela Praça da Galiza. Tal acontece por causa das obras na estação da Galiza.
Já na Linha Rubi (H), os últimos dias também ficaram marcados por novidades, na zona de Gaia. Por causa dos trabalhos na Ponte Ferreirinha, a rua do Cavaco ficará cortada ao trânsito durante 2 anos, a partir do dia 19 de setembro.
Quando ficam prontas as obras, tanto na Linha Rosa como na Linha Rubi?
Perante os condicionamentos que se têm verificado, a questão que se coloca é: quando acabam as obras? Como a VIVA! tem vindo a relatar, é expectável que os trabalhos na Linha Rubi acabem até ao final do ano de 2026.
Já a Linha Rosa, por sua vez, a confirmarem-se as previsões da Metro do Porto, deverá ficar pronta mais cedo. Como refere Tiago Braga, representante da empresa de transportes portuense, os trabalhos vão acabar em julho de 2025.
Resta esperar por futuras novidades da Metro do Porto, para ir acompanhando o progresso da empreitada.