PUB
Santander3

Metro do Porto apresenta veículos inovadores

Metro do Porto apresenta veículos inovadores

Até terça-feira, 14 de fevereiro, entre as 09h00 e as 20h00, é possível visitar “por fora e por dentro” o “novo membro da família” da Metro do Porto, no cais 3 da estação da Trindade.

A apresentação do novo veículo decorreu este sábado, dia 11 , e desde então já aliciou os curiosos, sejam portugueses ou estrangeiros, a visitá-lo. O CT (abreviatura de CRRC Tram) foi sujeito a um “conjunto de operações preparatórias e a uma exaustiva bateria de testes” e irá começar a circular em maio operando “em todas as linhas da rede”, lê-se na notícia disponível no website oficial da Metro do Porto.

O seu design contemporâneo, com “linhas de dinamismo e modernidade”, aliado às “formas aerodinâmicas”, representam também o avanço tecnológico deste. Além de poder atingir os 80 km’s/hora, conta com uma disposição que contribui “para a fluidez e facilidade de entrada e saída de passageiros”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Com 35 metros de comprimento e “um peso global de 52 toneladas”, conta com “sete portas duplas de cada lado” e alberga 244 passageiros, sendo 64 em lugares sentados “que garantem o máximo conforto”. Por sua vez, “a cabina dos maquinistas é ergonómica e moderna”, de modo a facilitar a condução e certificar a segurança dos condutores e viajantes. A limpeza e higienização extremas em todo o veículo são, também, asseguradas.

De forma a promover a acessibilidade, conta, ainda, com um “piso rebaixado sem degraus – o que facilita o acesso a pessoas com mobilidade reduzida – assim como ar condicionado, sistema de segurança, uma supervisão de circulação por ATP (Automatic Train Proteccion) e facilidades para o transporte de bicicletas e malas”.

As 18 viaturas inovadoras foram contratadas à CRRC, “o maior fabricante mundial de veículos ferroviários”, e refletem o “investimento de 49,6 milhões de euros”, financiados pelo Fundo Ambiental e pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos). O conjunto de veículos ao serviço da Metro do Porto passará, a partir de maio, dos atuais 102 para 120.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2