CMPorto

Metro do Porto anuncia conclusão do túnel de extensão da Linha Amarela

Metro do Porto anuncia conclusão do túnel de extensão da Linha Amarela

O túnel que vai ligar Santo Ovídio à futura estação subterrânea de Manuel Leão, em Vila Nova de Gaia, no âmbito da expansão da Linha Amarela, já está concluído.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pela Metro do Porto, depois de concluídos os trabalhos.

“É o primeiro túnel que escavamos em mais de 10 anos”, afirmou Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração da empresa.

Recorde-se que a expansão da linha Amarela, com ligação entre o Hospital de São João e Santo Ovídio, envolve a construção de três estações – Manuel Leão, a única subterrânea e com a dimensão mais significativa, Hospital Santos Silva e Vila d’Este, situada numa zona residencial com mais de 17 mil pessoas.

De uma forma prática, a expansão para sul, em Santo Ovídio, acontece através de um viaduto sobre a autoestrada. Posteriormente a linha entra num túnel até chegar à futura estação Manuel Leão, servindo a Escola EB 2/3 Soares dos Reis e a RTP, e volta à superfície até à estação do Hospital Santos Silva, partindo, finalmente, para Vila d’Este.

Simultaneamente, a Metro do Porto tem ainda no terreno a empreitada da Linha Rosa, com epicentro na estação de São Bento/Liberdade. A linha dá início a um circuito circular, de três quilómetros, até às futuras estações, subterrâneas, Hospital de Santo António e Galiza e termina na futura estação Casa da Música II, que terá acesso direto à já existente, com o mesmo nome. A partir da Casa da Música, os utilizadores poderão, depois, fazer a ligação às linhas Azul, Vermelha, Verde Violeta e Laranja.

As duas empreitadas têm execução prevista para o final de 2023 e de acordo com a Metro do Porto e o consórcio Ferrovial/ACA, responsável pelos trabalhos no terreno, tudo indica que o prazo estabelecido será cumprido, estando “todas as estações disponíveis para começarem a ser utilizadas no início de 2024, preferencialmente no mês de janeiro”.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes