PUB
CMPorto

Metade dos portugueses considera consumo de produtos nacionais “um dever”

Metade dos portugueses considera consumo de produtos nacionais “um dever”

Com Portugal a enfrentar uma crise sem precedentes, provocada pela pandemia de covid-19, são muitos os portugueses que optam pelo consumo de produtos locais.

De acordo com um inquérito do Observador Cetelem Consumo 2020, 52% dos portugueses assumem este consumo como “um dever”, enquanto 30% refere que este é um objetivo ao qual se propuseram alcançar.

Cerca de 49% dos portugueses encaram o consumo de produtos nacionais como “prioritário” e 45% dizem que este é “importante”. Por sua vez, quando questionados sobre os motivos de consumir produtos made in Portugal, os inquiridos apontam o contributo para a criação de emprego (82%), a promoção do desenvolvimento económico (62%) e a qualidade superior dos produtos (57%).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além disso, consideram que os produtos portugueses são “mais seguros”, uma vez que a “origem e composição são conhecidos” (28%). Para 23% dos portugueses, o “apoio à produção local é ainda importante” para a promoção de laços sociais, sendo ainda mencionado o facto de “preservar o saber fazer” (11%), de limitar o impacto ambiental (9%) e de serem mais baratos, em comparação com os importados (5%).

Segundo o estudo, “há mesmo quem diga que o consumo de produtos locais é um «ato patriótico» (29%) ou um «orgulho» (19%)”.

De referir que o inquérito foi realizado junto de mil pessoas residente em Portugal Continental, de ambos os sexos, com idades entre os 18 e os 74 anos, numa amostra representativa da população e estratificada por distrito, sexo, idade e níveis socioeconómicos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2