
Fundada em 1982 pelos pais do atual responsável, a Mercearia Silva d’Aboim nasceu como
uma mercearia tradicional, mas sempre procurou oferecer um pouco de tudo à comunidade.
Com o passar do tempo, o espaço foi evoluindo, mantendo sempre as raízes. Há cerca de dois
anos, deu-se um novo passo com a entrada na rede Amanhecer. “Decidimos aderir à parceria
com a marca Amanhecer, como forma de evoluir, renovar a imagem e responder melhor às
necessidades da nossa comunidade”, explica o responsável, em entrevista à VIVA.
A escolha do nome atual tem raízes profundas na história familiar e local. Antes mesmo da
mercearia, os pais do proprietário já tinham um café snack-bar, desde 1978, conhecido como
“Café do Silva” ou “o Silva de Aboim”.




Ao renovar o espaço e oficializar a ligação à marca Amanhecer, surgiu a decisão de manter viva essa herança. “Decidimos registar a marca SILVA D’ABOIM®, como forma de manter essa
identidade familiar e local que sempre nos acompanhou”, afirma Agostinho Silva.
No interior da loja, os clientes encontram uma grande variedade de produtos essenciais para o
dia a dia: frutas e legumes frescos, charcutaria, mercearia variada e uma garrafeira que se
destaca pela produção própria de vinho verde. “Em destaque, o nosso vinho verde ‘Silva
d’Aboim’, de produção própria”, sublinha.
O atendimento personalizado é uma das marcas da casa: se um produto não está disponível, a
loja faz o possível para o obter, sempre com o objetivo de satisfazer o cliente.




Parceria com a marca Amanhecer “trouxe acesso a uma maior variedade de produtos”
Com o tempo, a base do negócio manteve-se fiel ao conceito original, mas houve uma natural
adaptação às novas exigências. “Houve alterações pontuais, principalmente com a parceria
Amanhecer, que nos trouxe acesso a uma maior variedade de produtos”, refere.
A ligação à marca Amanhecer é apontada como crucial para o crescimento e sustentabilidade do espaço. “Permite-nos oferecer bons preços, folhetos promocionais semanais, e uma maior
diversidade de produtos”, destaca.
Além disso, trata-se de uma parceria que valoriza e reforça os comércios locais. “Este tipo de
parceria fortalece os pequenos comércios, dando-nos ferramentas e condições para ter preços
competitivos e manter a proximidade com a comunidade local”.
Outro ponto valorizado pelo proprietário é a aposta em produtos portugueses e da região. “A
marca dá muito valor aos produtos nacionais e permite-nos mostrar e dar destaque também a
produtos locais”, afirma, reforçando a importância de manter a autenticidade e a qualidade dos
produtos.
A Mercearia Silva d’Aboim é muito mais do que um espaço comercial. É um ponto de encontro,
uma referência para as freguesias de Aboim, Chapa e arredores. “Foi uma relação de
confiança construída ao longo dos anos e que foi passando de geração em geração”, salienta.
A loja, o café e o posto de combustíveis formam um trio essencial no dia a dia local.





Iniciativa “Sacão da Sorte” tem sido um sucesso
Uma das mais recentes iniciativas decorrentes da parceria Amanhecer, o “Sacão da Sorte”, também tem gerado impacto positivo. “Tem tido bastante adesão. Os clientes gostam, participam e isso traduz-se num impacto positivo para a loja”, revela.
Alcançar o valor necessário para participar na campanha também não é difícil. “Muitas vezes
os clientes estão perto desse valor e quando lhes informamos que faltam apenas alguns
cêntimos, acabam por acrescentar mais um ou dois artigos para completar”.
Entre os melhores momentos do negócio, o responsável destaca o carinho da comunidade. “A
grande maioria dos clientes começaram a fazer compras aqui desde que abriu, a trazer os
filhos e agora os netos”, conta. Mais do que simples transações, criam-se laços. “Os nossos
clientes acabam por se tornar amigos”.
O que distingue a Mercearia Silva d’Aboim é a proximidade com o cliente e o compromisso com
um serviço de excelência. Agostinho Silva destaca o caráter “familiar” da mercearia, onde o
foco é a comunidade.
Com o passar dos anos, a essência mantém-se, o legado dos fundadores é mantido, mas com
uma imagem renovada, graças à parceria com a marca Amanhecer.