PUB
Pingo Doce concurso férias até 16 de junho

Mercado no “coração” do Porto venceu prémio nacional de reabilitação

Mercado no

O Time Out Market do Porto foi recentemente homenageado com dois importantes galardões atribuídos no âmbito do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU), destacando-se nas categorias de “Melhor Intervenção de Uso Comercial & Serviços” e “Melhor Intervenção na Cidade do Porto”. 

Segundo a Câmara do Porto, a cerimónia de entrega decorreu na Cidadela de Cascais, reunindo vários protagonistas da arquitetura e do urbanismo em Portugal.

O espaço, que abriu portas em 2024, nasceu da transformação da ala sul da Estação de São Bento, num projeto assinado pelos arquitetos Eduardo Souto Moura e Luís Peixoto. A intervenção preservou elementos-chave da estrutura ferroviária original, ao mesmo tempo que a adaptou para acolher um mercado moderno, onde funcionam 13 espaços de restauração.

Um dos elementos mais marcantes do renovado espaço é uma escultura metálica com mãos de 20 metros de altura, instalada na nova praça pública. A peça, que remete para os antigos reservatórios de água utilizados pelos comboios, proporciona uma vista ampla sobre a colina de São Bento e a Torre dos Clérigos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O projeto destacou-se pela forma como aliou respeito pelo património histórico à criação de um local dinâmico, funcional e atrativo, tanto para residentes como para visitantes. A intervenção urbanística procurou revitalizar a zona, promovendo a sua integração na malha viva da cidade.

Inês Santos Almeida, responsável pelo Time Out Market Porto, expressou o seu entusiasmo: “estamos muito orgulhosos e felizes por receber este prémio, é a valorização do impacto urbanístico que o Time Out Market Porto tem na cidade. A reabilitação de um espaço tão emblemático é a prova de que é possível preservar o património e criar, em simultâneo, um projeto inovador e relevante para a comunidade”.

O PNRU tem como missão distinguir os projetos que mais contribuem para a melhoria da qualidade de vida urbana, avaliando não só a valorização arquitetónica e patrimonial, mas também o efeito real nas comunidades. 

Em anos anteriores, foram distinguidas obras como o Mercado do Bolhão e o Batalha Centro de Cinema (2023), bem como a reabilitação da Escola Secundária Alexandre Herculano (2024), premiada pelas suas dimensões sociais e impacto urbano.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce concurso férias até 16 de junho