PUB
Recheio 2024 Institucional

Mercado Municipal de Viana? Vem aí um novo concurso (saiba valores)

Mercado Municipal de Viana? Vem aí um novo concurso (saiba valores)

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai avançar com um novo concurso para a construção do mercado municipal, após as cinco propostas apresentadas no concurso anterior não terem respeitado o valor-base estabelecido, que era de 12,6 milhões de euros.

O presidente da Câmara, Luís Nobre, indicou que quatro empresas consideraram o valor insuficiente para a execução do projeto, enquanto uma quinta apresentou um valor acima do estipulado, tornando impossível a adjudicação.

Segundo Luís Nobre, e de acordo com o Porto canal, o projeto está a ser revisto para avaliar se será viável manter o valor base, ajustando alguns detalhes da obra, ou se haverá necessidade de aumentar o orçamento para avançar com um novo concurso.

O local da construção inclui a criação de um parque de estacionamento subterrâneo na área onde se erguia o prédio Coutinho até à sua demolição em 2022. O autarca destacou que a construção do piso -1 exige precauções adicionais devido ao nível freático elevado da zona.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O prazo inicial para a apresentação de propostas terminou a 23 de setembro, depois de já ter sido prorrogado. O projeto, orçado em 12,6 milhões de euros (acrescido de IVA), prevê a construção de um novo mercado municipal junto ao jardim público, ocupando o local do antigo mercado inaugurado em 1892 e deslocado para outro espaço em 1965. Em 2022, a demolição do prédio Coutinho abriu caminho ao projeto atual.

A Câmara sustenta a viabilidade do novo mercado, apontando o contributo para a revitalização do centro histórico e a dinamização da Área de Reabilitação Urbana (ARU). Segundo um estudo de custo-benefício realizado em junho, as receitas anuais do mercado deverão exceder as despesas em 21 mil euros, garantindo sustentabilidade financeira.

O estudo estima que o mercado e as lojas associadas gerem 296 mil euros em taxas anuais e que o parque de estacionamento, com 94 lugares, renda cerca de 80% de ocupação para lojistas e visitantes, prevendo um retorno significativo para o município.

Fotografia: C.M.Viana do Castelo
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem