PUB
Galiza3

Mercado imobiliário do Porto (e não só) interessa cada vez mais a… reformados franceses

Mercado imobiliário do Porto (e não só) interessa cada vez mais a… reformados franceses

Conforme avança o Jornal de Notícias (JN), o mercado imobiliário nacional está a ser agitado pelo interesse de reformados franceses. É crescente o interesse na aquisição de casas, seja em regime de compra ou arrendamento, para viver em permanência.

Há também quem veja em Portugal uma possibilidade de segunda habitação. O mesmo meio noticioso faz ainda menção ao facto de haver cada vez mais cidadãos franceses e belgas a procurarem oportunidades de investimento e de negócio na região.

O JN apurou que, neste momento, há perto de 30 empresas de imobiliário francesas a trabalhar em território português. No entender de Paula Duarte, da imobiliária Nestenn, o “cliente francês procura cada vez mais um produto imobiliário diferenciador”.

Já Filipa Frey.Ramos, da imobiliária Barnes, explica que “o interesse francês começou nas áreas de Lisboa e Cascais, estendeu-se depois à Comporta e tem vindo a intensificar-se no Porto, onde os valores são mais baixos”.

O mesmo meio de comunicação menciona ainda uma empresa francesa, instalada em Portugal, cujo objetivo era unicamente encontrar casas para cidadãos de terceira idade, a preços abaixo da média. O compromisso da empresa era encontrar uma habitação onde pudessem morar sem custos adicionais até falecerem. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Trata-se de um método muito frequente utilizado em França, mas que em Portugal acabou por não ter grande sucesso” – refere uma fonte próxima, familiarizada com o processo. Ainda assim, “não está colocada de lado a possibilidade de qualquer outro ‘player’ francês voltar a optar por estratégia semelhante a curto ou médio prazo”. 

Números que comprovam as tendências

Para comprovar a crescente tendência do interesse francês em Portugal, nada como olhar para os números. Os dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) mostram-nos que o investimento francês em Portugal foi de 4.000 milhões de euros em 2024.

Na prática, é um crescimento de 15% em relação a 2023. Ainda que o valor correspondente ao setor imobiliário não tenha sido revelado diretamente, é expectável que este possa ter tido influência no crescimento.

Uma das compras mais relevantes a acontecer recentemente foi no Porto. Neste caso, na Rua Carlos Cal Brandão, pela francesa Advenis Reim. A transação foi feita por 3,2 milhões de euros, na aquisição de um imóvel que alberga a clínica Praxis.

Sabe-se ainda que foram 4435 as casas compradas em Portugal, por franceses.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3