Esta quarta-feira, 15 de maio, foi revelada a proposta de revisão do regulamento do Mercado do Bolhão, com o intuito de tornar os horários mais flexíveis e adotar uma abordagem educativa antes da aplicação de multas.
A GO Porto, empresa municipal responsável pela gestão do mercado centenário, salientou a necessidade de repensar algumas opções tomadas durante a elaboração do regulamento e início das operações do mercado.
Uma das mudanças propostas diz respeito à flexibilização dos horários de funcionamento, levando em consideração diferentes épocas do ano, festividades, feriados e outras circunstâncias. Em alguns casos, a abertura do mercado em determinadas datas pode ser facultativa, respeitando as tradições e necessidades dos comerciantes.
Além disso, a proposta inclui a introdução de uma advertência antes da aplicação de multas por infrações, visando uma abordagem mais educativa para a compreensão das normas e regras. Outro objetivo é esclarecer as regras aplicáveis às várias realidades do mercado, como as bancas, restaurantes e lojas exteriores.
A proposta também tem o intuito de melhorar a utilização de outros espaços, como a Cozinha do Bolhão e o auditório, para dinamizar o mercado, além de clarificar as categorias de produtos comercializáveis, respeitando o princípio da não concorrência.
Até ao momento, a proposta de revisão está em elaboração, com contribuições recolhidas em 78 reuniões individuais com os comerciantes nos primeiros três meses do ano. A data para discussão da proposta pelo executivo municipal ainda não foi definida.
O mercado do Bolhão reabriu em setembro de 2022 e desde então recebeu mais de sete milhões de visitantes, contando atualmente com 77 bancas, 7 restaurantes e 28 lojas exteriores.