PUB
Philips S9000

Mercado do Bolhão conquista 11 prémios e afirma-se como referência internacional

Mercado do Bolhão conquista 11 prémios e afirma-se como referência internacional

O Mercado do Bolhão soma agora 11 prémios, com o mais recente a ser atribuído em Atenas, na Grécia. O arquiteto Nuno Valentim, responsável pelo projeto de restauro e modernização do emblemático mercado portuense, recebeu a distinção no International Architecture Awards 2024. Este prémio global é um reconhecimento significativo entre muitas outras obras arquitetónicas de relevo mundial.

O projeto, que devolveu ao Porto o Mercado do Bolhão em toda a sua glória, competiu ao lado de intervenções de relevo internacional, como a reconstrução do Beijing Worker’s Stadium, na China, e a renovação da Book Tower, nos Estados Unidos. O Bolhão foi premiado na categoria de Restauro/Renovação, sendo um dos 18 projetos a serem destacados este ano. A cerimónia decorreu no icónico Divani Palace Acropolis, contando com a presença de Nuno Valentim, Frederico Eça, coautor do projeto, e Cátia Meirinhos, vice-presidente da GO Porto.

Os International Architecture Awards, promovidos pelo The Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design e pelo The European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies, existem há duas décadas e têm como objetivo destacar as mais importantes contribuições para a arquitetura global, premiando a excelência e inovação nos projetos submetidos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O percurso do Mercado do Bolhão desde a sua reabertura, há dois anos, tem sido marcado por uma sucessão de prémios, tanto a nível nacional como internacional. Esta mais recente distinção é apenas mais um entre os muitos galardões recebidos pelo projeto que revitalizou o histórico mercado, tornando-o novamente um ponto de referência para a cidade do Porto.

A lista de prémios acumulados é extensa e inclui as seguintes distinções:

  • Prémio Construir (novembro 2022) – Melhor Espaço de Comércio e Serviços;
  • Prémio Construir (novembro 2022) – Melhor Projeto de Reabilitação;
  • Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (maio 2023) – Melhor Intervenção de Uso Comercial e Serviços;
  • Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (maio 2023) – Melhor Intervenção na Cidade do Porto;
  • Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (maio 2023) – Melhor Reabilitação Estrutural;
  • Prémio SIL do Imobiliário (maio 2023) – Melhor Reabilitação Urbana;
  • Prémio Urban Land Institute Europe Awards for Excellence (outubro 2023);
  • Prémio Imobiliário Expresso/SIC Notícias (outubro 2023) – Categoria Prestígio;
  • Prémio Imobiliário Expresso/SIC Notícias (outubro 2023) – Reabilitação e Reconstrução – Comércio;
  • Prémio Urban Land Institute Global Awards for Excellence (abril 2024);
  • The International Architecture Awards (setembro 2024).

Com um fluxo contínuo de visitantes desde a sua reabertura, o Mercado do Bolhão continua a afirmar-se como um dos principais mercados de frescos de Portugal, já ultrapassando os 11 milhões de visitantes. Este sucesso é reflexo não apenas da qualidade da sua oferta, mas também do impacto que a reabilitação teve na imagem do Bolhão, agora um exemplo internacional de preservação arquitetónica e funcionalidade moderna.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem