CIN - VinylMatt

“Menos Resíduos e Mais Reciclagem”, as dicas da SPV para ajudar a uma menor pegada ambiental

“Menos Resíduos e Mais Reciclagem”, as dicas da SPV para ajudar a uma menor pegada ambiental

Até ao próximo domingo, dia 29 de novembro, assinala-se a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. “Menos Resíduos e Mais Reciclagem” é o mote das dicas da Sociedade Ponto Verde (SPV) para evitar a produção diária de resíduos que se se enquadra no tema deste ano.

No âmbito da efeméride, os consumidores são convidados a “tomar consciência da enorme quantidade de resíduos” que geram, sendo, por isso, “necessário tornar esse desperdício visível para se tomar decisões informadas ao escolher qual produto a comprar e assumir a responsabilidade pela pegada ecológica”.

De acordo com a SPV, dar prioridade aos objetos recarregáveis ou reutilizáveis, alugar e partilhar produtos, dar uma nova vida aos objetos que já não se utiliza e reciclar são as quatro frases chave que todos devemos cumprir.

No entanto, há outros “pequenos gestos”, específicos, que podem fazer a diferença. Para que gere menos resíduos e com menos impacto no ambiente, a SPV aconselha a reciclagem de todas as embalagens, dar prioridade a objetos recarregáveis ou reutilizáveis, reciclados ou feitos de materiais recicláveis e aos produtos com o rótulo ecológico europeu.

“Prolongar a vida útil dos produtos reparando e reutilizando, alugar e partilhar produtos, dar uma nova vida aos objetos que já não utiliza, como roupa ou calçado, oferecendo-os a alguma instituição ou a alguém que necessite e utilizar sempre a opção frente e verso quando faz impressões” são outras dicas.

Além disso, deve reutilizar-se documentos antigos como folhas de rascunho. A luz natural de casa deve ser aproveitada ao máximo, evitando, assim, “acender lâmpadas desnecessariamente”, sendo que os dispositivos eletrónicos devem ser desligados da corrente elétrica sempre que não estejam a ser utilizados.

“Quando vai às compras opte por utilizar sacos de compras reutilizáveis” e “Tire todas as dúvidas sobre reciclagem de embalagens aqui” , apela ainda a SPV, destacando que os “mais novos têm um papel importante na proteção do ambiente”. 

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes