PUB
Amanhecer

Menezes lança dois prémios internacionais de Arquitetura e Engenharia

As distinções, intituladas “Porto de Arquitetura” e “Porto de Engenharia”, surgem na sequência de uma associação pública de direito privado que integra entidades como as ordens profissionais, a Universidade do Porto, o Instituto de Turismo e várias empresas da região. De acordo com o autarca social-democrata, o prémio será “significativo e suculento”, devendo ultrapassar os 100 mil euros. Menezes assegurou também que já existe financiamento para uma década de prémios.
“O objetivo é ancorar anualmente um grande congresso internacional no Porto. Não tenho dúvidas de que o ato público de entrega dos prémios vai mobilizar milhares de técnicos de todo o mundo, que virão assistir”, realçou. A associação responsável pelos galardões deverá começar a trabalhar no projeto já em janeiro, prometendo um júri prestigiado, com nomes de referência nacionais e estrangeiros. O arquiteto brasileiro Óscar Niemeyer será, por exemplo, um dos elementos convidados.
O presidente da autarquia de Gaia, que falava durante uma visita ao já concluído Museu da Afurada, mencionou ainda a possibilidade de se criar um “prémio de globalização” associado a um congresso no Porto – dada a “forte ligação de Fernão de Magalhães a Porto e a Gaia” – e no qual pretende reunir os presidentes de câmara, de associações empresariais, empresários e agentes culturais das principais cidades por onde passou Fernão de Magalhães.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem