Sabor do mês PD - peixe

Memórias do Holocausto em exposição no Museu e Igreja da Misericórdia

Memórias do Holocausto em exposição no Museu e Igreja da Misericórdia

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhe, até 20 de novembro, uma exposição que “retrata um conjunto de edifícios abandonados de uma cidade eslovaca, na fronteira com a Ucrânia”.

“Last Folio”, exposição que conta com o apoio da Câmara do Porto, fala “da presença de nazis e da perseguição a judeus, que levaram à negação do homem e da mulher, das crianças e dos amigos”, revela a empresa municipal, Ágora.

A mostra foi proposta pela Embaixada da Eslováquia em Portugal e surge num momento “pertinente e desafiante”, com “novos contornos a serem adicionados à História mundial”.

As imagens que podem ser observadas em “Last Folio” resultam do trabalho conjunto de Katya Krausova, uma veterana cineasta britânica que em 1997 venceu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro com “Kolya”, e de Yuri Dojc, um fotógrafo consagrado pelos seus retratos de judeus sobreviventes do Holocausto.

De entrada gratuita, esta exposição conta “as diferentes histórias de pessoas que viveram naquela localidade e que frequentaram aqueles locais, pais e filhos que juntos foram perseguidos pelos nazis”.

A proposta expositiva inclui também “um conjunto de retratos contemporâneos de sobreviventes do Holocausto” e um filme que testemunha “as cicatrizes deixadas pelo regime nazi”.

Referir que a exposição pode ser visitada de segunda-feira a domingo entre as 10h00 e as 17h30.

Foto: Guilherme Costa Oliveira

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem