CMPorto

“Memórias da Maia” em exposição

“Memórias da Maia” em exposição

O Centro Comercial Maia Jardim recebe, durante todo o mês de setembro, a exposição “Memórias da Maia”, numa homenagem ao “território, história e património maiatos”.

A mostra, apresentada em parceria com a Unidade de Turismo da Câmara Municipal da Maia, destaca a figura da violoncelista Guilhermina Suggia e o papel da icónica Quinta dos Girassóis, enquanto refúgio de eleição de diversas figuras de destaque.

“Guilhermina Suggia (1885-1950) foi a primeira violoncelista a fazer carreira ao mais alto nível internacional, tendo-se servido da Quinta dos Girassóis, em Barreiros, Maia, como seu espaço preferencial de campo e de lazer. Este espaço teve como primeiro proprietário o médico radiologista Carteado Mena, com quem a artista se viria a casar”, recordam os promotores.

A Quinta dos Girassóis é um “lugar com história e com muitas estórias para contar”, tendo sido muito frequentada ao longo do séc. XX por várias figuras notáveis da sociedade portuguesa que a destacam enquanto “refúgio predileto pela pureza da sua atmosfera, dos jardins salpicados de rosas vermelhas, camélias brancas e girassóis, dos seus terraços solarengos e do magnífico salão no 1º andar da casa de apoio à Quinta”.

Através dos vários painéis expostos, a mostra conta uma história que cruza o passado e o presente da singular Quinta dos Girassóis, de Guilhermina Suggia e das figuras célebres que nela viveram parte da sua história.

A exposição “Memórias da Maia” pode ser visitada de segunda-feira a domingo, entre as 08h00 e as 23h00.

PUB
 www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-bifedeatum&utm_campaign=sabordomes