Philips

Os melhores museus da cidade do Porto

Os melhores museus da cidade do Porto

Museu Futebol Clube do Porto

O clube português com mais conquistas internacionais tem no seu museu um belo exemplo de como conjugar história com tecnologia. Não se cinge a um museu onde se expõem todas as conquistas (duas Ligas dos Campeões, duas Ligas Europa…). Este espaço proporciona uma experiência ímpar, nomeadamente pelo holograma de Pinto da Costa, pelas figuras históricas como José Mourinho, Deco, Hulk, entre outras estrelas. Há ainda natural destaque para o golo de Kelvin que fez ajoelhar Jorge Jesus depois do minuto 90, mas também para o golo de Falcão que representou a conquista da Liga Europa frente a uma outra equipa portuguesa, o S.C.Braga.

Casa do Infante

A Casa do Infante tem à sua responsabilidade o Arquivo Histórico Municipal do Porto. Além de guardar este precioso acervo, esta Casa possui muitas outras mais valias. Estando centrada na figura do Infante D. Henrique, os visitantes são convidados a fazer uma viagem de séculos, havendo destaque para os Descobrimentos Portugueses. Há ainda uma sala de exposições temporárias que permite valorizar artistas portuenses e a cidade.

Museu Nacional de Soares dos Reis

O Museu Nacional de Soares dos Reis está situado no Palácio dos Carrancas (séc. XVIII). Pode optar por ir em direção ao lado direito da receção, onde está presente uma das salas de Exposição Temporária do Museu. Aqui, poderá fazer uma viagem pela história, percorrendo a arte do século XVI ao XX. Neste espaço, poderá contactar com um pouco de tudo, desde pinturas, esculturas, joalharia, peças de cerâmica, têxteis, vidros, entre muitas outras opções.

World of Discoveries – Museu Interativo & Parque Temático

O World of Discoveries proporciona uma experiência interativa que agrada os adultos e que fascina todas as crianças. É, provavelmente, uma das melhores propostas para fazer em família, pois a pequenada adora. Inspirado num mundo que os navegadores portugueses ajudaram a transformar, os visitantes entram e exploram uma aventura absolutamente inesquecível. Repleta de animação, ação, criatividade, descobertas e conhecimento, o espaço conta ainda com uma loja, a “Sphera Mundi”, cheia de boas lembranças.

Museu de Serralves

É, seguramente, um dos melhores museus do país, o mais importante museu de arte contemporânea em Portugal. O Museu está situado no Parque de Serralves, existindo uma comunicação direta com a Casa de Serralves e os jardins que são de uma beleza ímpar.

Neste espaço, tanto pode assistir a espetáculos de música, como a exposições temporárias; tanto pode ver dança e performance, como fotografia. O que não falta é diversidade e qualidade quer de artistas consagrados, quer de artistas emergentes.

Casa-Museu Guerra Junqueiro

Guerra Junqueiro reuniu em vida um conjunto de peças de grande interesse. A sua filha presenteou a cidade Invicta com as suas coleções de arte. Foi no ano de 1942 que a Casa-Museu Guerra Junqueiro abriu e foi colocada à disposição de qualquer visitante uma das melhores coleções de artes decorativas de Portugal. Entre as peças presentes estão têxteis, cerâmica, torêutica, ourivesaria, mobiliário, vidros compreendidos entre os séculos XV e XIX.

Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio

Este museu modernista é considerado monumento de interesse público. Estando instalado num edifício de 1958 (do arquiteto José Carlos Loureiro), a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio abriu ao público em 1996. Nesta casa, poderá encontrar uma coleção muito completa deixada por Marta Ortigão Sampaio. Entre as peças que geram mais interesse estão as coleções de joalharia, mobiliário e pintura (nomeadamente de corrente naturalista, onde pontificam obras de Aurélia de Souza e Sofia de Souza). Tudo parte de um conjunto legado em 1978 ao município do Porto.

Museu Romântico

O Museu Romântico fica na Quinta do Sacramento ou da Macieirinha, numa antiga casa de campo. Foi inaugurado no ano de 1972, visando recriar o ambiente de uma habitação burguesa do século XIX, quer no seu interior, quer no seu exterior. Para isso, possui não apenas objetos decorativos da época, mas também mobiliário.

(nCultura)

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.