
Se é fã de croissants, então há um concurso que poderá ser do seu interesse. Vai acontecer, na Área Metropolitana do Porto (AMP), a 1ª edição de “O Melhor Croissant à Moda do Porto”. O concurso é destinado a todos os estabelecimentos localizados no distrito ou na AMP.
Tal como explica a NiT, as pastelarias que fabricam croissants têm até ao dia 31 de março para formalizar a sua candidatura a esta competição. Contudo, importa fazer uma distinção quanto ao tipo de croissant em concurso.
Por croissant “à Moda do Porto”, não se entendem os croissants com massa folhada, bastante típicos da pastelaria francesa. Antes pelo contrário, entendem-se os croissants com massa brioche. Estes, por vezes, são inclusive culminados com uma calda de açúcar, que confere um tom “abrilhantado” ao croissant.
A escolha do grande vencedor ficará à responsabilidade de um júri repleto de especialistas na área da culinária. Entre estes, por exemplo, a investigadora de gastronomia Olga Cavaleiro e a chef de pastelaria Andreia Moutinho.
Os critérios de escolha englobam “a técnica, o sabor, a textura da massa e a apresentação dos croissants submetidos a concurso”, conforme refere a NiT. O top 10 dos escolhidos poderá integrar a Rota d’O Melhor Croissant à Moda do Porto.
Este é uma espécie de guia online, que permitirá aos clientes saber onde se comem os melhores croissants. As inscrições podem ser feitas aqui.