
Os contratos-programa assinados na passada semana abrangem seis centros de investigação da U.Porto que a partir de agora vão receber apoio financeiro.
No total, serão atribuídos meio milhão de euros, sendo que nos próximos anos o investimento pode abranger outros centros de investigação da U.Porto.
Nesta primeira fase, os centros de investigação abrangidos são o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP), o Centro de Investigação Jurídico-Económica (CIJE), o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da U.Porto (I2ADS), o Center for Drug Discovery and Innovative Medicines (MedinUP), o Centro de Investigação em Informação, Comunicação e Cultura Digital (CETAC.Media), o Centro de Linguística da U.Porto (CLUP) e o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+).
Esta ajuda insere-se na missão das instituições de Ensino Superior Público, que têm “o dever de contribuir para a compreensão pública das humanidades, das artes, da ciência e da tecnologia, promovendo e organizando ações de apoio à difusão da cultura humanística, artística, científica e tecnológica, e disponibilizando os recursos necessários a esses fins”.
O objetivo destes contratos-programa é a atribuição de uma comparticipação financeira aos Centros de Investigação, de forma a permitir o desempenho das atividades de investigação.