CMPorto

Meia Maratona do Porto obriga a condicionamentos de trânsito

Meia Maratona do Porto obriga a condicionamentos de trânsito

A partir desta sexta-feira, 17 de setembro, e até ao próximo domingo, a cidade do Porto vai estar sujeita a alguns condicionamentos de trânsito e estacionamento, devido à realização da Meia Maratona do Porto. A prova regressa à estrada na manhã de domingo para uma edição especial, que vai aliar as versões presencial e digital.

O percurso de 21,097 quilómetros, feito pela zona ribeirinha do Porto e Vila Nova de Gaia, terá início num ponto de partida instalado na Rua do Ouro, enquanto a meta estará no Jardim do Cálem/Fluvial. Desta forma, a Câmara Municipal do Porto anunciou que o estacionamento estará condicionado nas imediações deste local [Rua de Sobreiras, em toda a extensão do Jardim António Calém] durante os três dias.

Por sua vez, no fim de semana, dias 18 e 19 de setembro, o estacionamento estará também condicionado na Rua de Aleixo Mota, incluindo parque de estacionamento existente junto ao n.º 86, na Rua de D. Pedro de Meneses, e na Rua do Ouro, parque de estacionamento existente a nascente do Largo de António Cálem.

Já no domingo, dia em que se realiza a 14.ª edição Hyundai Meia Maratona do Porto, os condicionamentos terão um maior impacto, com condicionamento de trânsito com corte total de via, a partir das 03h00 e até às 14h00, na Rua de Sobreiras (no troço compreendido entre a Rua de Eugénio de Andrade e o Largo de António Cálem), no Largo de António Cálem, na Rua de D. Pedro de Meneses (no troço compreendido entre a Rua da Senhora da Ajuda e o Largo de António Cálem), na Rua de Aleixo Mota (no troço compreendido entre a Rua de D. Pedro de Meneses e o Largo de António Cálem) e na Rua das Condominhas (no troço compreendido entre a Rua da Granja de Lordelo e o Largo de António Cálem).

Entre as 05h00 e as 12h00, o trânsito estará condicionado, com corte total de via, na Rua do Ouro, Alameda Basílio Teles, Rua de D. Pedro V (no troço compreendido entre a Rua de Salgueiro Maia e a Alameda Basílio Teles) e na Rua da Restauração (no troço compreendido entre a Rua de Jorge Viterbo Ferreira e a Alameda Basílio Teles).

Cerca de uma hora e meia depois, às 06h30, os condicionamentos de trânsito, também com corte total de via, acontecerão no Viaduto do Cais das Pedras, Rua de Monchique, Rua Nova da Alfândega, Rua do Comércio (no troço compreendido entre a Rua da Bolsa e a Rua Nova da Alfândega), Rua do Infante D. Henrique, Rua do Clube Fluvial Portuense, Túnel da Ribeira, Rua da Ribeira Negra, Avenida de Gustavo Eiffel e Avenida de Paiva Couceiro (no troço compreendido entre o n.º 1330 e a Avenida de Gustavo Eiffel). Os condicionamentos terminarão às 12h00.

“Devido à implementação do condicionamento de trânsito com corte total de via, será necessário proceder ao encerramento do Parque da Alfândega em regime de rotação, entre as 06h30 e as 12h00 de domingo, dia 19. Será igualmente necessário proceder à desativação do carro elétrico entre as 06h30 e as 12h00 de domingo, nas linhas 1 (Infante-Passeio Alegre) e 18 (Circular Massarelos-Carmo)”, refere o município.

Segundo o Porto., o acesso a moradores e veículos de emergência assim como a realização de operações de cargas e descargas estarão garantidos, de acordo com as instruções que os elementos da Divisão de Trânsito da PSP ou da Polícia Municipal transmitirem em cada ponto de controlo/passagem.

Recorde-se que, este ano, a Meia Maratona do Porto está limitada a um número máximo de cinco mil participantes e não permite a presença de atletas estrangeiros nem conta com a prova da mini maratona de 6 quilómetros.

De forma a evitar concentrações, a organização explicou que os participantes serão divididos em cinco grandes grupos na maior zona de partida de sempre, numa extensão de quase 750 metros.

O evento está sujeito a um rigoroso plano de contingência, articulado entre a USP Porto e a Direcção-Geral de Saúde (DGS), que, além da apresentação do certificado de vacinação digital ou de um teste negativo à covid-19, prevê ainda a mediação de temperatura de todos os participantes.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem