Croché e árvores de Natal: eis dois conceitos que, geralmente, não associamos em conjunto. No entanto, a verdade é que fica bem perto do Porto a maior árvore de Natal do mundo feita em croché.
Esta localiza-se, mais concretamente, em Cortegaça (Ovar), na Avenida da Praia da Nossa Senhora da Nazaré. Fica a cerca de 45 minutos de carro, a partir da cidade Invicta, e tem 25 metros de altura.
De acordo com a NiT, a inauguração oficial aconteceu neste domingo, dia 15 de dezembro. A iniciativa em questão foi levada a cabo pela comissão de festas e comunidade local, sempre com o auxílio da Câmara Municipal de Ovar.
Segundo a mesma fonte, nos últimos meses, várias pessoas voluntárias, desde crianças a idosos, foram-se dedicando à criação de peças em croché. Todas elas com o fito de serem colocadas na grande árvore de Natal inaugurada há dias.
Em declarações à “Ovar News”, a presidente da comissão de festas revela que uma das primeiras pessoas a aderir à causa foi “Dona Angelina”: uma senhora de 99 anos. Rosa Amélia Sousa enaltece a prontidão com que esta respondeu ao desafio.
“Foi ela, com 99 anos, a primeira a dizer sim ao projeto. E questionou-me logo: o que é que eu faço? E tudo começou” – explica. A partir daí, a quantidade de pessoas voluntárias foi crescendo e, em homenagem à senhora de 99 anos, a obra foi batizada como “Árvore D. Angelina”.
A título de curiosidade, a árvore em questão é candidata ao recorde do Guinness, na categoria de maior árvore de Natal do mundo em croché.