A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) lançou uma nova campanha de sensibilização com o lema “Há saltos que podem mudar a tua vida!”. O objetivo desta iniciativa é alertar a população jovem sobre os riscos associados a mergulhos mal executados, seja em piscinas ou nas praias.
Bruno Santiago, neurocirurgião e presidente da SPPCV, recomenda precauções para evitar lesões na coluna: “Para prevenir as lesões na coluna recomendamos que verifique sempre a profundidade da água antes de mergulhar e que se mantenha sempre dentro da zona supervisionada, na praia e na piscina. Evitecomportamentos de risco como mergulhar de costas ou em corrida, e não beba bebidas alcoólicas antes de mergulhar. No mar não se atire de cabeça, entre sempre primeiro a andar, e na piscina escolhao local onde vai mergulhar de acordo com a profundidade. Não corra em redor da piscina e respeitesempre a sinalização”
A campanha será veiculada nas redes sociais da SPPCV e através de materiais informativos disponibilizados pelas autarquias e entidades responsáveis pela gestão das praias e piscinas ao longo da época balnear.
Lesões na coluna ocorrem frequentemente quando a cabeça atinge o fundo ou uma rocha, podendo também resultar de uma postura inadequada durante o mergulho. Os sintomas de uma lesão na coluna podem incluir dor localizada, fraqueza ou dificuldade em mover braços ou pernas, formigueiro ou dormência, e, em casos mais graves, alterações na consciência ou dificuldades respiratórias.
Caso testemunhe um acidente e suspeite de uma lesão na coluna, é crucial contactar imediatamente o 112 e aguardar a chegada da ambulância. Evite mover a pessoa ferida para prevenir agravamento da lesão.