CMPorto

Metropolis, Coliseu Porto Ageas

Metropolis, Coliseu Porto Ageas

Metropolis
23 julho, 21h, Coliseu Porto Ageas

Inúmeros compositores sentiram-se impelidos a escrever música para acompanhar a projeção do filme “Metropolis”, obra-prima do Expressionismo Alemão, realizado por Fritz Lang em 1927. Filipe Raposo, pianista residente na Cinemateca Portuguesa e autor de várias bandas sonoras para cinema e teatro, aceitou o desafio do Teatro São Luiz e criou uma partitura original, executada por 15 elementos da Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção do maestro Cesário Costa.
Após o grande sucesso em Lisboa, o Coliseu Porto Ageas apresenta este Filme-Concerto a 23 de julho. Uma noite em que a música do presente se cruza com um clássico do cinema que retrata a visão distópica da cidade do futuro.
Se “Metropolis” é uma parábola sobre as relações sociais numa cidade do futuro, em que os privilegiados vivem nas alturas, enquanto a massa de trabalhadores oprimidos vive nos subterrâneos e se debate com a oposição homem-máquina, a partitura de Filipe Raposo para este que é um dos mais assombrosos filmes da história é, em si, uma reflexão sobre a visão das grandes cidades. A música acentua a verticalidade massiva, os planos simétricos, os ambientes sonoros rítmicos que evocam as engrenagens das maquinarias pesadas. É, simultaneamente, um olhar do futuro (o nosso presente) para o passado.
Uma coprodução São Luiz Teatro Municipal, Coliseu Porto Ageas e Opart/Teatro Nacional de São Carlos, em parceria com a Cinemateca Portuguesa.
Composição e piano Filipe Raposo
Direção musical Cesário Costa
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina titular Joana Carneiro
© Estelle Valente/Teatro São Luiz

Mayra Andrade
11 setembro, 21h30, Coliseu Porto Ageas

A digressão mundial de “Manga” chega a uma das mais nobres salas do país após ter passado por cidades como Londres, Paris e Berlim, num extenso roteiro que inclui vários festivais em Portugal e na Europa, entre eles o prestigiado North Sea Jazz Festival, em Roterdão, na Holanda. Em 2018, esgotou por duas noites o Capitólio, em Lisboa, para apresentar este álbum que agora celebra numa noite especial no Porto.

Frutorra apresenta I Am Humor “A Saga” Continua
13 setembro, 21h30, Coliseu Porto Ageas

Após ter esgotado o Coliseu do Porto em 2019, os cinco humoristas com pronúncia do Norte, eleitos entre os mais conceituados do país, sobem de novo ao emblemático palco do Coliseu do Porto Ageas para outra noite inédita de humor!
Amantes dos espetáculos de comédia, este é o quinteto que vai querer ver, ou rever e aplaudir: Fernando Rocha, Miguel 7 Estacas, João Seabra, Hugo Sousa, Quim Roscas & Zeca Estacionâncio.

Machine Head
14 outubro, 21h, Coliseu Porto Ageas

A digressão comemorativa dos 25 anos do álbum de estreia dos Machine Head, “Burn My Eyes”, passa por Portugal em 2020.
No Coliseu Porto Ageas, a banda norte-americana considerada por muitos uma das pioneiras da New Wave Of American Heavy Metal apresenta o clássico “Burn My Eyes”, na íntegra.
Editado em 1994, “Burn My Eyes” tem 11 temas, incluindo o intemporal “Davidian” e foi o disco de estreia mais bem sucedido do catálogo da editora Roadrunner durante vários anos.
Rob Flynn regressa a Portugal acompanhado por Logan Mader e Chris Kontos, com quem gravou “Burn My Eyes” e também por Jared MacEachern no lugar de Adam Duce.

Desconcerto
18, 19 e 20 outubro, 21h30, Coliseu Porto Ageas

O que acontece quando três amigos, como César Mourão, Miguel Araújo e António Zambujo, decidem ir juntos de férias para o Algarve?
Conversa puxa conversa, guitarra puxa guitarra, improviso gera improviso. Sendo fãs há muito uns dos outros, quando deram por ela, estavam a criar e a improvisar canções em conjunto, sem qualquer outra intenção que não fosse divertirem-se.
E assim foi.
As boas memórias desses dias levaram-nos a querer partilhar com o público esses momentos de cumplicidade. Decidiram então convidar Luísa Sobral, ela própria uma improvisadora muito peculiar, de quem são devotados fãs e amigos, para se juntar a eles.
O resultado?
Um magnífico Desconcerto de música e bom humor, criado a la minute, absolutamente improvisado, absolutamente imperdível, que os surpreenderá a eles, tanto quanto ao público, e que é capaz de ser ainda melhor do que ir de férias com eles.
Uma coisa é certa, os Coliseus com eles em 2020 já ninguém nos tira.

Coliseu Porto Ageas
Rua Passos Manuel, 137 – Porto
Tel. 223 394 940 | Fax 223 394 949 | Info/Reservas 707 234 234 | www.coliseudoporto.pt

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/menu-seleccao-do-chef/?utm_campaign=menuchef&utm_content=290620-menu&utm_medium=banner&utm_source=vivaporto&utm_term=banner

Viva! no Instagram. Siga-nos.