PUB
Bairro Feliz até 26 de junho

Mau tempo cancela festejos de passagem de ano no Porto

Mau tempo cancela festejos de passagem de ano no Porto

As celebrações marcadas para a noite da passagem de ano no Porto, Gaia e Matosinhos vão ser canceladas devido ao mau tempo.

Em nota de imprensa, a autarquia do Porto adianta que as previsões da Proteção Civil para os três municípios da Frente Atlântica apontam para um agravamento das condições meteorológicas, com chuva forte, vento e agitação marítima, precisamente durante a noite deste sábado, dia 31 de dezembro, e a madrugada do dia 1 de janeiro.

Seguindo as recomendações da Proteção Civil e os avisos à população, os presidentes dos diferentes municípios, Rui Moreira, Eduardo Vítor Rodrigues e Luísa Salgueiro cancelam os festejos musicais, realizados no exterior, e pirotécnicos marcados para a noite de réveillon, nas respetivas cidades.

De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) encontra-se previsto vento forte, com rajadas até 80 km/h entre as 21h desta sexta-feira e as 9h de amanhã, dia 31 de dezembro.

Quanto à precipitação, é esperada a ocorrência de chuva persistente e por vezes forte para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2023, sábado e domingo respetivamente, com avisos amarelo e laranja. O período mais crítico, que corresponde à duração do aviso laranja, encontra-se previsto entre as 00h e as 12h de dia 1 de janeiro, domingo.

Quanto à agitação marítima, com ondas de oeste-sudoeste com 4 a 4,5 metros, esta encontra-se prevista entre as 12h de dia 31 de dezembro, sábado, e as 12h de dia 1 de janeiro, domingo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Deste modo, a Proteção Civil recomenda à população a tomada das necessárias medidas preventivas e de proteção e a adoção de comportamentos adequados que permitam minimizar o risco existente, nomeadamente:

• A adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias ou com a redução da visibilidade e ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

• O respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e acessos aos molhes, no Porto, Gaia e Matosinhos, ou outros que venha a ser necessário implementar;

• Estão desaconselhados os tradicionais banhos de mar do dia 1 de janeiro;

• Evitar proximidade de linhas de água de pequenas ou grandes dimensões;

• Especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude do vento forte e da forte saturação dos solos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer