CMPorto

MatosinhosHabit recebe “Coração Verde”

MatosinhosHabit recebe “Coração Verde”

A entidade pública MatosinhosHabit foi distinguida com o certificado do “Coração Verde”, pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, pela conduta ambiental.

Luísa Salgueiro reforçou, na cerimónia de entrega do certificado, na presença do Vereador do Ambiente, António Correia Pinto, o administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia, e o administrador-delegado da Lipor, Fernando Leite, que “é um momento simbólico, mas que se traduz em muito trabalho desta equipa”.

Desde março de 2019 que a empresa municipal de habitação, em parceria com a Lipor, tem vindo a sensibilizar os seus colaboradores para a correta e eficiente gestão de resíduos urbanos, mas também naquilo que respeita à eficiente gestão dos recursos hídricos e energéticos das instalações.

A MatosinhosHabit apostou na formação de todos os seus colaboradores, medida que permitiu eliminar 45 pontos de equipamentos excedentes, destinados ao acolhimento da fração lixo, reorganizar os equipamentos disponíveis e criar 15 pontos de separação multimaterial, colocados em zonas estratégicas para acolhimento das frações recicláveis (papel/cartão, embalagens de plástico/metal e vidro, quando aplicável).

Este envolvimento e formação interna teve sucesso, o que levou a que a MatosinhosHabit queira partilhar este modelo nos conjuntos habitacionais sob a sua gestão, começando no Conjunto Habitacional das Ribeiras- I em áreas como a gestão ambiental, gestão da água e da energia, e gestão sustentável dos espaços verdes ou ajardinados, mas o objetivo é que, no futuro, seja alargado aos restantes conjuntos habitacionais. Tiago Maia reforça que “nesta fase inicial, escolhemos Ribeiras – I por se tratar de um conjunto habitacional que desde cedo optou por implementar boas práticas ambientais, tanto ao nível da reciclagem como no tratamento e gestão de resíduos”.

Com o objetivo de envolver a comunidade no projeto, foram tomadas várias açoes como a sensibilização para a importância da reciclagem, apoiada pela distribuição de Ecobags, a implementação de uma horta comunitária e/ou canteiro vertical de aromáticas e flores, construídas com a população e na qual está incluída uma ação de formação para o efeito, e a reabilitação do espaço comum central da praceta, uma intervenção da responsabilidade dos jovens residentes no conjunto habitacional das Ribeiras – I, sensibilizando-os também para a adoção de hábitos responsáveis no que respeita à recolha dos dejetos de animais de companhia.

O certificado atribuído à MatosinhoHabit é válido até 2025.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes