Durante esta semana, a MatosinhosHabit está a realizar, junto de diversos jovens do concelho, um ciclo de sessões de sensibilização e prevenção sobre a comunidade LGBTI.
Realizada em parceria com a Associação Plano i, a iniciativa, a decorrer, atualmente, na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, visa “prevenir situações de violência tanto em ambiente escolar como social” e alertar para o “impacto que pode ter junto da população juvenil”.
Segundo adianta Tiago Maia, a iniciativa surge no sentido de “consciencializar os jovens para o tema dos Direitos Humanos, promovendo, ao mesmo tempo, o respeito pela diversidade, através da criação de momentos de partilha de ideias e reflexão sobre as representações pessoais e sociais acerca das questões LGBTI”.
“Acreditamos que esta análise crítica potencia um ambiente seguro, inclusivo e promotor da liberdade individual, contribuindo ativamente para a irradicação de preconceitos discriminatórios contra pessoas LGBTI”, sublinhou o administrador da MatosinhosHabit, citado em comunicado.
A ação destina-se aos jovens entre os 16 e os 21 anos e deve replicar-se no futuro. “A ideia será replicar, para o próximo ano, este e outros temas. Não apenas neste contexto de articulação direta, mas também para estreitar relações no âmbito do projeto “Bairros Saudáveis”, do qual a MatosinhosHabit é parceira”, completou Tiago Maia.