CM Matosinhos

MatosinhosHabit junta-se à Lipor para dar segunda vida a equipamentos avariados

MatosinhosHabit junta-se à Lipor para dar segunda vida a equipamentos avariados

Numa altura em que a economia circular ganha cada vez mais destaque, a MatosinhosHabit  juntou-se à Lipor para dar uma segunda vida a equipamentos avariados que, facilmente, poderiam ser descartados, envolvendo a comunidade na sua recuperação e doação. Em causa está a associação à Rede CREW – Centros de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, que funcionam como espaços de formação e capacitação que promovem a recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEEs). 

Para o efeito, a MatosinhosHabit colocou um contentor na Galeria Comercial Mauritânia, onde é possível “deixar um eletrodoméstico ou um aparelho eletrónico que esteja avariado, para que possa ser consertado por uma equipa técnica especializada e reutilizado posteriormente”, salienta a autarquia local, no seu portal de notícias. 

De acordo com o vereador do Ambiente, Correia Pinto, o projeto, que envolve “várias entidades e uma única vontade”, “assenta numa atitude diferente em relação aos resíduos”. “Os equipamentos que não servem às empresas podem ser transformados em instrumentos de aprendizagem para as crianças e jovens”, destacou, citado em comunicado. 

Por sua vez, Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, salientou que não se “limitam a gerir o parque habitacional municipal”, acrescentando que procuram “dar resposta às necessidades das pessoas” e estão “atentos à nova realidade”. 

No âmbito desta iniciativa, o município adianta que já foram doados sete computadores recuperados à Associação Social e de Desenvolvimento Social de Guifões, que se destinam às crianças e jovens que frequentam a Sala de Informática do ATL do Conjunto Habitacional de Gatões. 

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.