CIN AquaStop

MatosinhosHabit integra projeto de certificação ambiental “Coração Verde”

MatosinhosHabit integra projeto de certificação ambiental “Coração Verde”

De forma a dar seguimento à sua política de gestão ambiental, a MatosinhosHabit aderiu ao certificado “Coração Verde”, promovido pela Lipor, no âmbito do projeto educativo “Geração +”, que pretende iniciar no conjunto habitacional Ribeiras – I, em Perafita. 

A iniciativa em causa visa “o melhoramento e a intensificação dos processos instituídos em várias áreas essenciais como a gestão ambiental, gestão da água e da energia, e a gestão sustentável dos espaços verdes ou ajardinados”. 

De acordo com Tiago Maia, a escolha recaiu sob Ribeiras – I por se tratar de um conjunto habitacional que “desde cedo optou por implementar boas práticas ambientais, tanto ao nível da reciclagem como no tratamento e gestão de resíduos”. “Este certificado irá distinguir não só o conjunto habitacional em causa como também os seus moradores, enquanto exemplo a seguir em termos de conduta ambiental e de sustentabilidade”, referiu o administrador da MatosinhosHabit, indicando ainda que consideram que o certificado será uma forma de “reconhecimento” pelo esforço dos munícipes. 

Os critérios para obtenção do certificado “Coração Verde” têm por base um diagnóstico inicial que identifica necessidades concretas, sendo depois desenvolvidas ações para colmatar as carências detetadas.  

“Após esta avaliação, o processo desenvolve-se tendo em conta um plano de ação, previamente definido, que engloba várias fases: intervenção, certificação e gestão da certificação”, que serão acompanhados por uma equipa especializada, lê-se na nota divulgada. 

Entre as várias ações previstas para envolver a comunidade no projeto, a MatosinhosHabit destaca a “auscultação e sensibilização dos habitantes para a importância da reciclagem”, apoiada pela distribuição de Ecobags; a implementação de uma horta comunitária e/ou canteiro vertical de aromáticas e flores, construídas com a população e na qual está incluída uma ação de formação para o efeito; e a reabilitação do espaço comum central da praceta, uma intervenção da responsabilidade dos jovens residentes no conjunto habitacional das Ribeiras – I. 

De futuro, a entidade pretende aplicar o projeto aos restantes conjuntos habitacionais de Matosinhos e continuar, assim, a “promover o compromisso dos cidadãos com boas práticas ambientais”. 

Neste projeto, a MatosinhosHabit conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo e da Lipor. 

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.