Desenvolvido pela AdEPorto – Agência de Energia do Porto, no âmbito do projeto “Habitação A+”, o “Guia de Boas Práticas na Utilização de Energia e Água” contou com a parceria de diversos municípios, de entre os quais Matosinhos, através do depoimento de vários munícipes de alguns dos seus conjuntos habitacionais.
O “Guia de Boas Práticas na Utilização de Energia e Água” surge no seguimento do projeto “Habitação A +”, um estudo que incluiu os diversos equipamentos utilizados, os vetores energéticos e a energia consumida, assim como os custos referentes às habitações.
Este projeto tem como principal objetivo chamar a atenção dos munícipes para comportamentos relacionados com a redução dos consumos de energia e água, através da utilização de equipamentos adequados e da adoção de medidas de beneficiação nas suas habitações, que possibilitem otimizar consumos e tornar as casas mais eficientes, sem abdicar do conforto e bem-estar.
O estudo sobre eficiência energética realizou-se em 532 habitações dos conjuntos habitacionais da MatosinhosHabit (Sendim, Lagoa, Custóias e Fundação Salazar), “permitindo aferir através da realização de um inquérito e de visitas aos domicílios, quais as condições energéticas de cada agregado, tendo em conta os consumos, os equipamentos utilizados, e os custos energéticos associados, bem como a medição dos indicadores de conforto térmico, temperatura e humidade relativa das residências”.
Para Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, “a realização desta auscultação junto dos nossos munícipes permitiu não só a nossa colaboração para o estudo que levou à concretização do «Guia de Boas Práticas na Utilização de Energia e Água» da AdEPorto, como também possibilitou que junto dos munícipes dos referidos conjuntos habitacionais fosse desenvolvida uma ação de sensibilização relacionada com a redução dos consumos de água e energia. Por outro lado, quisemos também salientar junto dos mesmos a importância de adoção de condutas que proporcionem um maior conforto e qualidade de vida dos agregados familiares”.
O responsável refere ainda que “a este programa se juntam ainda os projetos previstos de reabilitação do edificado, da responsabilidade da MatosinhosHabit e da Câmara Municipal de Matosinhos, que contribuirão para melhorias significativas nas infraestruturas do concelho”.
No âmbito desta iniciativa, a MatosinhosHabit realizou algumas visitas domiciliárias aos conjuntos habitacionais em causa, “com o objetivo de analisar a evolução das situações nas residências referenciadas, observando para isso quais as medidas a aplicar no que concerne ao impacto social dos consumos e das condições de habitabilidade dos agregados familiares”.