A MatosinhosHabit iniciou a abertura das candidaturas ao programa “1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, que tem como objetivo “promover o direito a uma habitação condigna”.
Implementado com o intuito de “promover soluções habitacionais justas e apropriadas para quem mais necessita”, o programa disponibiliza “apoio direto a moradores e proprietários de frações ou prédios situados em núcleos degradados”, explica a MatosinhosHabit em comunicado enviado às redações.
Precaridade (violência doméstica, insolvência e pessoas sem abrigo), inadequação (incompatibilidade do fogo com pessoas nele residentes), sobrelotação (habitação insuficiente para composição do agregado), insalubridade e insegurança (fogo sem condições mínimas de habitabilidade ou sem segurança estrutural) são algumas das situações que se enquadram no âmbito deste apoio financeiro.
“O intuito da abertura destas candidaturas é possibilitar que os munícipes tenham um acesso mais facilitado a habitações dignas onde possam viver em segurança e conforto”, referiu Tiago Maia, administrador da instituição, citado na nota divulgada, adiantando que todos os munícipes que pretendem candidatar-se ao programa poderão contar com o apoio da MatosinhosHabit tanto na submissão de candidaturas como no acompanhamento de todo o processo das propostas. “Queremos encontrar, o mais breve possível, habitação adequada para quem dela mais necessita em Matosinhos”, completou.
De salientar que o “1º Direito”, programa inserido na Estratégia Local de Habitação, dispõe de várias soluções de apoio que preveem financiamento para arrendamento, reabilitação, construção e aquisição, tendo em conta as condições previamente estabelecidas no programa.
Para mais informações sobre as candidaturas ao programa “1º Direito”, os interessados devem contactar a MatosinhosHabit através do contacto telefónico 229 399 990 ou do e-mail [email protected].