RECHEIO 50 ANOS

Matosinhos vai ter mais 5 linhas de autocarro

Matosinhos vai ter mais 5 linhas de autocarro

As novas cinco linhas de autocarro significam “mais 105 quilómetros de rede” e “mais 140 locais de embarque e desembarque”. A Câmara Municipal de Matosinhos está a trabalhar “para que estas linhas vejam a luz do dia em Novembro”.

Corrigir assimetrias existentes no território, reforçar o serviço no norte e no centro do concelho e melhorar a ligação aos municípios vizinhos. Estes são alguns dos objetivos do “mais importante reforço da rede de transporte público rodoviário em Matosinhos nos últimos 30 anos”.

As cinco novas linhas de autocarro representam “mais 105 kms de rede, mais 140 pontos de embarque e desembarque, mais 1300 kms por dia de operação de transporte público e as novas linhas vão suprir dificuldades nas zonas mais carenciadas do concelho”.

A operação destas linhas estava prevista para final de 2021 mas o Município de Matosinhos “está a trabalhar para que estas linhas vejam a luz do dia em Novembro”.

As novas linhas incidem sobretudo no norte do concelho, ligando Angeiras à rede de Metro em Vilar do Pinheiro e ao Mar Shopping.

Outra linha vai ligar a zona da Agudela, em Lavra, à rede de Metro no Aeroporto do Porto. “É uma resposta importante às carências de transporte público que se fazem sentir no norte do concelho há muitos anos. E vai prestar um importante serviço às populações”, assinala a autarquia.

Outra das novas linhas vai ligar Leça da Palmeira (Exponor) à Estação de Metro na Senhora da Hora, “um serviço rápido que vai permitir acesso eficaz de quem vive e trabalha em Leça da Palmeira ao tronco central da rede de Metro, ligando a parques de estacionamento – Exponor, Manhufe, Barranha – para um uso combinado de transporte público e pessoal”.

A quinta nova linha atravessa o centro do concelho ligando o Metro no Aeroporto do Porto ao Metro em Ramalde, “passando pelo Lugar das Carvalhas e por muitos outros locais que já não tinham autocarros há muitos anos”.

Esta operação vai implicar um investimento de 300 mil euros por parte da autarquia, revelou à Lusa o vereador da Mobilidade e Transportes, José Pedro Rodrigues, citado pelo Observador.

Para acompanhar este crescimento de linhas, a operadora de transportes públicos de Matosinhos — a ViaMove, através da operacionalização da rede Maré — vai ter de adquirir “pelo menos mais 15” autocarros, adiantou ainda José Pedro Rodrigues.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal