PUB
Junta da Galiza

Matosinhos vai ter 253 mesas de voto nas eleições presidenciais

Matosinhos vai ter 253 mesas de voto nas eleições presidenciais

Para evitar que as pessoas “fiquem em casa e não vão votar por medo” de contágio por Covid-19, a Câmara de Matosinhos decidiu diminuir para 600 o número de eleitores por mesa de voto, número que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) fixou em 1.000.

O concelho de Matosinhos contará assim, nas próximas eleições presidenciais, marcadas para 24 de janeiro, com mais 100 mesas de voto – num total de 253 – ,“o que representa um desafio financeiro e logístico para a autarquia”, refere a autarquia, que entende que “dar um sinal de confiança e segurança à população irá diminuir a abstenção”.

O aumento do número de mesas implica o reforço dos recursos humanos, aos quais a câmara vai disponibilizar material de proteção individual, como máscaras, luvas, álcool gel e biombos.

Além disso, a Câmara de Matosinhos vai instalar tendas no exterior dos locais de voto onde se observem constrangimentos. As pessoas aguardarão ali pela sua vez de votar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Estamos a tomar todas as medidas para que os cidadãos de Matosinhos se sintam seguros ao exercer o seu direito de voto. Consideramos que o maior perigo é a democracia não funcionar e as pessoas ficarem em casa por medo”, salienta Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Em comunicado, a autarquia diz ter já organizado uma bolsa de voluntários de funcionários municipais que estão disponíveis para integrar as equipas de recolha dos votos em mobilidade, uma modalidade destinada aos cidadãos que se encontram em confinamento ou isolamento por Covid-19.

“Estamos a visitar, juntamente com a Unidade de Saúde Pública de Matosinhos, todos os locais de voto para nos assegurarmos que os planos de contingência são adaptados a cada caso”, referiu ainda Luísa Salgueiro, acrescentando que, “hoje [quinta-feira] mesmo, começam a ser distribuídos em todas as caixas do correio do concelho folhetos com indicação do local de voto e com todas as medidas de segurança individual que cada um deve adotar na altura do voto”.

A Câmara de Matosinhos recorda que, “até às 00h00 de amanhã [sexta-feira], os cidadãos podem ainda inscrever-se na modalidade de voto antecipado, e ir exercer o seu direito numa das 18 mesas de voto, que estarão a funcionar no dia 17 nas escolas secundárias Augusto Gomes e João Gonçalves Zarco”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem