PUB
Recheio 2024 Profissional

Matosinhos vai reabilitar depósito de água da Senhora da Hora

Matosinhos vai reabilitar depósito de água da Senhora da Hora

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O depósito de água da estação ferroviária da Senhora da Hora, em Matosinhos, vai ser reabilitado e transformado num “ícone local” que “veicule emoções”, divulgou a mesma autarquia.

“Instalado em 1884, aquando da construção do ramal que transportou as pedras que deram forma aos molhes do Porto de Leixões, o reservatório de água da estação ferroviária da Senhora da Hora vai ser objeto de um projeto de recuperação que visa transformá-lo num ícone local”, refere a Câmara de Matosinhos, em comunicado.
A obra, concebida pela Escola Superior de Arte e Design (ESAD), é da responsabilidade da União das Freguesia São Mamede Infesta e da Senhora da Hora e está orçada em 23 mil euros.
Segundo a autarquia, o reservatório “não tem qualquer serventia desde que o canal ferroviário foi colocado ao serviço do Metro do Porto, apresentando problemas estruturais decorrentes da falta de manutenção, a cargo da Refer”.
“Por acordo estabelecido entre a Câmara Municipal de Matosinhos e aquela empresa, vai agora ser possível intervir a valorizar a estrutura”, assinala o comunicado.
A intervenção no depósito de água passará pela “criação de uma narrativa poética para o objeto, que veicule emoções, ações e valores relacionados, nomeadamente, com a história e a preservação do património”.
O projeto prevê a reabilitação da estrutura a ser pintada de dourado, a construção de uma base circular e de um passeio e a instalação de iluminação noturna no depósito.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil