PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Matosinhos vai criar serviço de entrega de refeições ao domicílio

Matosinhos vai criar serviço de entrega de refeições ao domicílio

Como forma de apoio à restauração, a Câmara Municipal de Matosinhos vai criar um modelo municipal de “take away” de almoços e jantares nos próximos dois fins de semana. 

Em virtude do agravamento das medidas no novo Estado de Emergência – que impõe um confinamento aos sábados e domingos a partir das 13h -, a situação económica dos restaurantes fica “muito comprometida e milhares de postos de trabalho em risco”, considera a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Ao Expresso, Luísa Salgueiro adiantou que a autarquia, em articulação com o setor da restauração, já começou a pensar e preparar um modelo municipal de “entregas ao domicílio” de almoços e jantares para os próximos dois fins de semana.

“O modelo de serviço de entrega ainda não está fechado, mas é certo que será sem custos de deslocação para os restaurantes ou para os consumidores”, avança a autarca, que diz que a finalidade desta medida é manter tanto quanto possível a atividade em funcionamento aos fins de semana.

De referir que a autarca enviou esta segunda-feira uma carta ao ministro da Economia a pedir mais apoios para a restauração.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo avança o Porto Canal, Luísa Salgueiro solicitou a Pedro Siza Vieira para isentar a Taxa Social Única (TSU) dos trabalhadores cujo empregador manteve a totalidade dos postos de trabalho durante um período definido.

A autarca defende também a fixação da taxa do Imposto de Valor Acrescentando (IVA) de 6% nos serviços alimentares e 23% nas bebidas e a moratória de seis meses no pagamento das faturas de fornecimento e serviços externos, tais como luz, água e gás.

Luísa Salgueiro recomenda também a simplificação do sistema de candidaturas à Apoiar.pt, através de uma medida de apoio automático em função da quebra de faturação registada na Autoridade Tributária e Aduaneira e dos funcionários inscritos no Instituto Português de Segurança Social.

Na nota, esta autarquia do distrito do Porto lembra que Matosinhos tem cerca de 1.200 restaurantes que dão emprego a mais de 5.000 pessoas, tratando-se de um setor com uma importância social e económica de “enorme relevância” para o concelho.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem