PUB
Galiza

Matosinhos vai construir acesso da A28 ao hospital

Matosinhos vai construir acesso da A28 ao hospital

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A Câmara de Matosinhos está a aguardar “luz verde” da tutela para dar início à construção do acesso de emergência da A28 ao Hospital Pedro Hispano, no sentido norte-sul.

O vereador dos Transportes e da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, considera que esta obra é de “extrema importância e urgência”, sublinhando ser uma reivindicação de anos porque, diariamente, as ambulâncias em emergência têm dificuldades para chegarem à unidade de saúde, devido ao frequente congestionamento de trânsito na rotunda AEP.
Esta situação coloca “constantemente” em risco a vida dos pacientes transportados, referiu o vereador à agência Lusa, acrescentando que com esta obra se pode estar a “salvar vidas”.
De acordo com José Pedro Rodrigues, a autarquia apresentou um projeto de execução à IP que o aprovou após verificar que a solução é adequada, visa a garantia das condições de sustentabilidade ambiental, a fluidez de trânsito e segurança de circulação, faltando apenas a “luz verde” da tutela para dar início à obra.
A obra representa um investimento de 120 mil euros assumido pela Câmara de Matosinhos, ficando o IP de ressarci-la “no âmbito da despesa ou investimentos no território municipal”, salienta a proposta a que a Lusa teve acesso.
A empreitada prevê a construção de um corredor na A28, no sentido norte-sul, para fazer a ligação à zona da urgência do hospital, com acesso exclusivo a ambulâncias em serviço de emergência, havendo um controlo de vigilância centralizado que garante que o acesso é feito exclusivamente pelos veículos a que está destinado.
A minuta do Acordo de Gestão a celebrar entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e o município de Matosinhos relativamente ao acesso do IC/A28 ao serviço de urgência do Hospital Pedro Hispano é votada esta terça-feira de tarde, na reunião pública do executivo municipal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2