PUB
Recheio 2024 Profissional

Matosinhos: “Uma Saúde para todos”

Matosinhos: “Uma Saúde para todos”

Apresentado esta segunda-feira na Casa da Arquitetura, o Plano Municipal de Saúde de Matosinhos assenta na necessidade de investir na promoção da saúde e na prevenção da doença ao longo da vida.

“Uma Saúde para todos e para todas”. É este o lema do Plano Municipal de Saúde de Matosinhos, desenhado a partir do Perfil de Saúde de Matosinhos, documento que foi apresentado na sessão por Luís Guedes, da Unidade de Saúde Pública.

Como salientou a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, é necessário “investir na saúde ao longo de todo o percurso de vida”.

O Plano Municipal de Saúde de Matosinhos é constituído por cinco eixos: “promover a saúde e prevenir a doença” ao longo da vida e não apenas durante a chamada “velhice”, capacitar os indivíduos para a melhoria e manutenção da saúde, criar comunidades locais e ambientes promotores da saúde mais resilientes, diminuir o impacto que os principais problemas de saúde têm sobre a população e centrar o sistema de saúde nas pessoas e na sua qualidade de vida.

Com vista a concretizar estes objetivos, Lília Pinto, diretora do departamento de Intervenção Social, anunciou algumas das medidas previstas, nomeadamente a criação de uma Bolsa de Cuidadores, que conta já com a adesão de 42 instituições.

Segundo aponta a autarquia, a maioria dos cuidadores informais são mulheres com mais de 55 anos, cuidadoras de pessoas com alguma idade, deficiência, doença/ demência, com necessidade de apoio socioeconómico e de apoio domiciliário.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com Catarina Pires, chefe de divisão de Promoção Social e Saúde, as necessidades constatadas no terreno foram principalmente o apoio nas atividades diárias.

Assim, a Bolsa de Cuidadores disponibilizará pessoas prestadoras de cuidados, com perfil adequado e qualificações certificadas.

“O objetivo é apoiar o cuidador informal nessa função, para que possa dedicar-se a outra atividade ou simplesmente descansar”, refere a Câmara de Matosinhos, acrescentando que este serviço destina-se a aliviar a carga do cuidador informal, mas não substitui o serviço prestado pela rede local de IPSSs.

Será dada formação a cidadãos desempregados inscritos no Centro de Emprego, seguindo-se a seleção de dez pessoas para a equipa inicial, que irão trabalhar na prestação deste serviço das 08h00 às 20h00 nos dias úteis.

200 mil euros será o valor que a autarquia investirá na Bolsa de Cuidadores, sendo que uma parte do custo será comparticipada pelas famílias.

Para Luísa Salgueiro, “esta é uma resposta complementar ao que já existe no Serviço Nacional de Saúde”. “Este é um plano aberto que todos nós devemos ajudar a construir. Faltam muitas outras instituições. Estou certa de que, com o trabalho em rede, vamos conseguir rentabilizar os recursos em torno de um objetivo comum potenciando os ganhos em saúde”, acrescentou.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem