PUB
CMPorto

Matosinhos sem animação de Natal este ano. Verba servirá para apoiar o comércio local.

Matosinhos sem animação de Natal este ano. Verba servirá para apoiar o comércio local.

À semelhança do que fora anunciado pela Câmara Municipal do Porto, Matosinhos também não contará, este ano, com as várias iniciativas de Natal e Ano Novo que, nesta época particularmente especial, costumavam dar vida às várias ruas do município, através da realização de espetáculos, concertos, fogo de artifício e a “tradicional instalação de luz e som” em frente Paços do Concelho.  

O anúncio foi feito, na segunda-feira, pela presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, e visa limitar a aglomeração de pessoas e, consequentemente, evitar a incidência de novos contágios na população, avançou à Agência Lusa, segundo O Sapo. 

Por sua vez, o município garantiu que “as ruas do concelho continuarão ornamentadas, para dar alguma beleza e cor às diversas artérias do concelho, com vista à promoção do comércio local”, estando já em fase em fase de conclusão a instalação da iluminação das ruas. 

A tradicional feira de artesanato também se irá realizar, mas sob “novos moldes”, adaptados ao atual contexto de pandemia, que implicam a redução do número de expositores, a criação de um sentido de circulação única e a limitação do número de visitantes. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

À Agência Lusa, a autarca adiantou ainda que o dinheiro que iria ser utilizado nas iniciativas, agora canceladas, será canalizado para o pequeno comércio. Ao todo trata-se de uma verba poupada de 150 mil euros, que será transferida para o Fundo de Emergência Municipal – Empresas.  

Importante referir que também a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia decidiu suspender o seu programa natalício, onde se inclui a praça de Natal, a roda gigante e a pista de gelo. A iluminação de Natal, por sua vez, vai manter-se, “de forma a dar vida às ruas e ajudar os comerciantes”. No entanto, será ligada “em dia e hora que não será revelada para evitar ajuntamentos”, indicou ao Jornal de Notícias o presidente, Eduardo Vítor Rodrigues. 

Acreditando que o país, e o concelho, em particular, precisa de um “sinal de esperança”, o autarca revelou que Gaia terá um “«camião parada» a percorrer todas as escolas do concelho com o Pai Natal para dar prendinhas às crianças”. “Já cada funcionário do município em vez de receber o tradicional cabaz de Natal terá um voucher de 30 euros para utilização no comércio tradicional de Gaia”, afirmou ainda.

Foto: CM Matosinhos (Arquivo)

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem