PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Matosinhos retoma distribuição de fruta pelas escolas do concelho

Matosinhos retoma distribuição de fruta pelas escolas do concelho

A distribuição de peças de fruta e produtos hortícolas pelos alunos das escolas do 1.º ciclo e jardins de infância do concelho de Matosinhos terá início esta sexta-feira, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.

Promover hábitos alimentares saudáveis, incentivando o consumo de fruta e hortícolas em idades precoces, é o objetivo do programa Regime de Fruta Escolar, implementado, há já dez anos, pela Câmara Municipal de Matosinhos.

Na altura, o programa abrangia apenas as crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico. No entanto, “consciente da importância desta medida para a saúde de todas as crianças, a autarquia decidiu alargar esta distribuição a todos os jardins de infância do concelho”.

Assim, a partir desta sexta-feira, Dia Mundial da Alimentação, cinco mil alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, duas mil crianças dos jardins de infância e 350 docentes (“servindo de exemplo às crianças no consumo destes alimentos”) passam a receber, duas vezes por semana, peças de fruta ou produtos hortícolas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A distribuição da fruta será efetuada maioritariamente às terças e quintas-feiras e será tida em conta a sazonalidade dos produtos. Assim, durante o ano letivo, serão distribuídos os seguintes hortofrutícolas: maçã, pera, laranja, banana, tangerina, clementina, cereja, uvas, ameixa, pêssego, tomate cherry e cenoura.

As calendarizações de fornecimento de fruta às crianças serão afixadas mensalmente nas escolas de forma a que “os encarregados de educação as possam consultar e complementar as merendas dos seus educandos”.

Como já é habitual, no arranque do programa, as crianças recebem a caderneta de “O Frutinhas”, a mascote do projeto. “Com a peça de fruta, é distribuído um cromo para cada criança colar na respetiva caderneta, procurando-se relacionar um comportamento alimentar saudável com a prática da coleção de cromos tão valorizada pelos mais novos”, explica a autarquia.

No terceiro período letivo, será lançado o concurso “A História do Frutinhas”, destinado aos alunos do 1.º ciclo. A história vencedora servirá como base para a caderneta de “O Frutinhas” do ano letivo seguinte.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem