A Câmara Municipal de Matosinhos procedeu, recentemente, à requalificação do espaço coberto do Jardim Basílio Teles, que agora designa de Pavilhão de Inverno.
O espaço, habitualmente frequentado pela população sénior, apresentava sinais de degradação e “não oferecia condições de segurança e higiene”, o que motivou a autarquia a “determinar a demolição das áreas degradadas”.
“Foi determinada a demolição das áreas degradadas, nomeadamente as casas de banho e parte do edifício onde antes funcionava a cafetaria, e a reabilitação do restante”, lê-se na nota divulgada pelo município.
Entre os trabalhos realizados, destaque para a as reparações realizadas “na estrutura, pinturas, fecho de vãos e ajustamentos nas infraestruturas de eletricidade, abastecimento de água e saneamento”.
Além disso, a intervenção envolveu ainda “a modelação do terreno exterior para garantir as condições de acessibilidade” e a criação de uma “área com mesas numa zona de sombra”. Foi também feito o “ajardinamento com tapete de relva” e o “reajustamento do sistema de rega automático”.
Com esta intervenção, o Pavilhão de Inverno, a funcionar no período da tarde, entre as 14h00 e as 18h00, passou a garantir “melhores condições [de higiene e segurança] aos seus utilizadores”.
A empreitada envolveu um investimento na ordem dos 45 mil euros.