Santander Escolhas 1

Matosinhos reinventa “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”

Matosinhos reinventa “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”

É sempre um dos eventos mais aguardados pelas gentes do Norte, no entanto, este ano, devido ao contexto atual de pandemia de covid-19, e à semelhança de muitas outras iniciativas culturais, foi também obrigado a reinventar-se. 

Assim, a 15.º edição de “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” não contará com a tradicional feira medieval, com os ateliês e atividades lúdicas dirigidas aos mais novos, com a habitual demonstração do trabalho dos artesãos nem com as tabernas de petiscos e das barracas de doçaria conventual, mas apenas com a apresentação do espetáculo de teatro e música “D. Fernando nos Caminhos de Santiago”, que terá entrada limitada. 

A realizar na envolvente do Mosteiro de Leça do Balio, nos dias 11, 12 e 13 de setembro, pelas 21h30, o espetáculo promete conduzir “o público à história e às vivências de época no Mosteiro de Leça do Balio, no contexto da peregrinação pelos Caminhos de Santiago”, explica a Câmara Municipal de Matosinhos. 

Em palco, serão recordados alguns dos momentos mais marcantes da história deste monumento, como a doação do Mosteiro por D. Teresa à Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém, a Ordenação do Frei Estevão Vasques Pimentel a Balio de Leça e a construção do atual Mosteiro e ainda o casamento de D. Fernando.  

“Será uma linha narrativa cronológica em um espetáculo que contará com a presença de um elenco de aproximadamente cinquenta pessoas (entre atores, figurantes, bailarinos, músicos, acrobatas e homens de armas) e onde o Mosteiro será iluminado na sua totalidade por um dinâmico jogo de cores, luzes e projeção de imagens – vídeo mapping”, adianta ainda o município. 

A entrada nos espetáculos é gratuita, mas carece da apresentação de bilhete, que pode ser levantado na Câmara Municipal, no Posto de Turismo de Matosinhos e na Junta de Freguesia de Leça do Balio. Com esta medida, a autarquia pretende assegurar o bom cumprimento de todas as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS), num momento particularmente difícil para o país e para o mundo. 

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli