
Face ao elevado número de reclamações recebidas pela Câmara Municipal de Matosinhos relacionadas com abusos praticados por animais de companhia no espaço público e com situações de falta de civismo, esta ação de sensibilização, explica a autarquia em comunicado, visa “alertar os proprietários para as regras existentes e para as consequências do seu desrespeito. Será, assim, dada a conhecer a legislação que obriga ao uso de trelas e açaimes e à vacinação, as regras para o tratamento de dejetos e as coimas que impendem sobre quem viola as normas estabelecidas”.
A título simbólico, será ainda “instalado um dispensador de sacos para a recolha de dejetos naquele jardim, apresentando-se os dados relativos ao número de queixas que chegam ao município”.
De recordar que no âmbito do Ambienta-te/Mês do Ambiente de Matosinhos estão previstas mais de três dezenas de atividades de promoção e educação ambiental.
“Até 8 de julho, e apenas na área do bem-estar animal, será apresentado um parque para cães, inaugurado um hospital veterinário e lançada uma campanha de promoção da adoção animal”, pode ler-se no comunicado.