Garantir o “cumprimento das leis e regulamentos relativos às atribuições da Autarquia e da competência dos seus órgãos, na área do concelho de Matosinhos, numa lógica de proximidade e segurança do cidadão” é a missão da Polícia Municipal de Matosinhos, que admitiu 25 novos agentes (2ª classe) e 16 estagiários.
“A farda que vocês vestem hoje representa os 170 mil matosinhenses. Vocês têm de honrar a farda que vestem. É um privilégio, mas é também uma enorme responsabilidade. Vocês têm de ter a consciência de que têm de ser cidadãos exemplares, verdadeiras referências na nossa comunidade. Ser agente da Polícia Municipal é uma função de grande exigência, pois a vossa ação tem efeito na vida das pessoas”, salientou esta segunda-feira a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiros, na cerimónia de admissão de 25 novos agentes (2ª classe) na carreira de Polícia Municipal. Receberam também as respetivas divisas 16 estagiários.
A autarca enalteceu o trabalho da Polícia Municipal, em especial durante o combate à pandemia por Covid-19, nomeadamente o acompanhamento à população em situação de isolamento.
“Estamos a viver um momento único, de grande exigência para quem tem de servir a comunidade. Tem sido um serviço de excelência. Durante todo este tempo, deram-nos tranquilidade. Entregaram-se a esta causa. Superaram-se”, realçou Luísa Salgueiro na cerimónia que contou ainda com a presença do Vice-presidente e Vereador da Polícia Municipal, Fernando Rocha, e do comandante da Polícia Municipal, o superintendente Salgado Rosa.
Afirmando que “o reforço da Polícia Municipal foi uma das primeiras decisões neste mandato em termos de Recursos Humanos”, Luísa Salgueiro adiantou que espera que o corpo da Polícia Municipal de Matosinhos chegue, até ao final do ano, no total, aos 80 agentes.
De referir que, no exercício das suas funções, a Polícia Municipal intervém em vários domínios, nomeadamente: Segurança; Fiscalização Rodoviária; Prevenção Rodoviária e Segurança; Prevenção e Segurança na 3ª Idade; Preservação do Ambiente; Fiscalização de estabelecimentos comerciais e ocupação do espaço público; Vigilância e segurança de edifícios municipais; e Diligências processuais.
Foto: CM Matosinhos