CMPorto

Matosinhos recebeu 200 trotinetes eléctricas

Matosinhos recebeu 200 trotinetes eléctricas

Matosinhos foi a cidade portuguesa escolhida para o lançamento do serviço de aluguer de trotinetes elétricas da Spin. A empresa de micromobilidade da Ford Motor Company, disponibilizou um total de 200 trotinetes eléctricas partilhadas aos residentes e visitantes da cidade.

A empresa prevê, que até ao final do ano, possa aumentar o número de trotinetes em mais cidades portuguesas e poderá vir a incluir um serviço de bicicletas partilhadas.

Para usufruir destas trotinetes é necessário ter a aplicação da Spin (disponível nas lojas da Apple e da Google). Na aplicação será possível encontrar quais as trotinetes disponíveis em Matosinhos e depois bastará ler o código QR da trotinete

O lançamento resulta de uma parceria entre a Spin e o CEIIA – Centro Português de Engenharia e Desenvolvimento, para se implementar o projeto AYR. Este projeto é uma ideia do CEIIA para a cidade de Matosinhos, tendo como objetivo “recompensar a população da cidade pelos seus comportamentos sustentáveis”.

“A nossa prioridade é criar uma relação duradoura em Matosinhos. Vamos ver a resposta que a população vai dar. Temos muita ambição para o resto do país, pois temos o objetivo de ter 10 mil veículos a circular na Península Ibérica no final de 2022”, acrescentou Filippo Brunelleschi, responsável ibérico da empresa de micromobilidade da Ford Motor Company.

O projeto já se encontra em “oito cidades na Alemanha, 15 no Reino Unido e duas em Espanha” e que pretende “afirmar-se como um meio sustentável de mobilidade nas cidades”.

O investimento rondou os 350 mil euros e resulta em equipamentos com “baterias amovíveis, tornando toda a operação logística mais sustentável, com vista a tornar-se carbonicamente neutra”.

De forma a “aprofundar o compromisso com a cidade”, a empresa vai ceder dez trotinetes eléctricas às corporações de bombeiros de Matosinhos, para se deslocarem de forma gratuita pela cidade. Vai ainda organizar uma série de eventos de educação pública, para que as pessoas possam aprender mais sobre como andar em segurança.

Imagem meramente ilustrativa

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.