PUB
recheio 2025 2º

Matosinhos quer ser “Cidade Criativa” da UNESCO

Matosinhos quer ser

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A câmara de Matosinhos promoveu um encontro com 50 empresários do concelho com vista a “mobilizar o tecido empresarial para a candidatura a Cidade Criativa”, na área do Design, da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

“Matosinhos lidera hoje o Norte em termos de investimento, numa espécie de locomotiva que pode levar a região para lá da crise com determinação e com confiança”, defendeu o presidente da autarquia, Guilherme Pinto, no encontro que contou com a presença do ministro da Economia, António Pires de Lima.
“À fórmula M2C, Mar+ Movimento+ Cultura, queremos acrescentar a criatividade, alterando a fórmula MC2, Matosinhos, Cidade Criativa. Queremos transformar Matosinhos num território com uma nova identidade que atraia ainda mais investimento. Para isso, precisamos da cumplicidade estratégica das nossas empresas. Queremos fechar o Ano Português do Design com a nossa candidatura”, acrescentou o autarca.
Para o vice-presidente do município, Eduardo Pinheiro, o ”design é cada vez mais visto pelas empresas como um fator de diferenciação e valorização dos produtos e serviços e assume um papel determinante para o crescimento económico e a competitividade empresarial”. E acrescenta: “Matosinhos reúne condições para integrar a Rede de Cidades Criativa da Unesco na temática do design”, pois dispõe de uma escola de design (ESAD) e de um centro de pesquisa internacionalmente reconhecido, possui uma paisagem cultural envolvida pelo design e pelo ambiente edificado (património arquitetónico de excelência) e acolhe a instalação de indústrias criativas, nomeadamente na incubadora do Design, no mercado de Matosinhos.
“Matosinhos tem 1,7 mil milhões de euros de investimento em curso nas mais diversas áreas. Da inovação à criatividade, da logística ao turismo, passando pela economia do mar, educação, mobilidade, ambiente e orla costeira, desporto, reabilitação urbana e indústria”, destaca ainda a autarquia, em comunicado.
Na cerimónia estiveram também os responsáveis da AEP, Galp, Grupo Impresa, Ramirez, Porto Business School, Centro Empresarial Lionesa, UNICER, CEIIA, Efacec, BP, INOVA+ e APDL.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce2 até 30/01