PUB
Philips S9000

Matosinhos quer que Governo compense pescadores de sardinha recorrendo a fundo europeu

Matosinhos quer que Governo compense pescadores de sardinha recorrendo a fundo europeu

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Pedro Sousa alertou que, se os pescadores voltarem a estar parados durante tanto tempo, “haverá um flagelo social que atingirá centenas de pessoas”.

A União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira defendeu esta quinta-feira, durante uma audiência realizada no Parlamento, que o Governo deve recorrer ao fundo europeu para os assuntos marítimos e das pescas para compensar os pescadores de sardinha durante o período de defeso. Para o autarca local, Pedro Sousa, as quotas de pesca de sardinha devem passar a ser estabelecidas por organização de produtores e não a nível nacional, ideia que, aliás, diz ser defendida pela maioria destas organizações.
No final da audiência, o autarca de Matosinhos adiantou que os deputados se comprometeram a analisar a proposta apresentada. “Está nas mãos do Governo recorrer ou não recorrer a este fundo para compensar os pescadores em época de defeso. Precisamos que a comissão interpele a tutela para aprofundar estas propostas”, frisou, alertando que, se os pescadores “voltarem a estar um período tão grande parados, haverá um flagelo social que atingirá centenas de pessoas”.
De recordar que foi recentemente estabelecido um limite de captura de sardinha pela frota nacional licenciada para o cerco de 13.500 toneladas para o ano de 2014, não sendo esperado um aumento da quota disponível em 2015.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer